A coesão textual em textos narrativos: uma análise em textos nas duas modalidades da Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.44167

Palavras-chave:

Coesão referencial, Texto escrito, Texto oral.

Resumo

Este artigo pretende apresentar uma análise da Coesão Referencial em textos produzidos em oficinas de produção textual na Escola Básica. A importância desse tipo de estudo está na oportunidade de apontar os recursos linguísticos utilizados pelos alunos para promover a referenciação e a relevância de, em sala de aula, os professores explorarem as mais diversas estratégias linguísticas promotoras da referenciação. A fundamentação teórica que embasou o trabalho é a Linguística do Texto cujos estudos utilizados encontram-se nas obras de Koch e Travaglia (2003), Antunes (2005), Fávero (2004) e Koch (2017; 2018). Este artigo de cunho descritivo-analítico de base quanti-qualitativa analisa parte do corpus coletado em minha pesquisa de mestrado que ocorreu no segundo semestre do ano de 2018. A metodologia utilizada na pesquisa foi a pesquisa-ação, proposta por Thiollent (2011) e Tripp (2005), pois essa metodologia permite ao professor observar a realidade dos sujeitos envolvidos na situação, planejar estratégias que auxiliem na resolução de problemas e dificuldades, implementar as estratégias, monitorar os resultados esperados e alcançados e, se necessário, recomeçar nesse ciclo até que obtenha os resultados desejados. A análise de um texto escrito e um texto oral produzidos por um aluno do sexto ano do Ensino Fundamental apresentará as formas de referenciação utilizadas nos textos a fim de caracterizar os textos produzidos nas duas modalidades da língua.

Biografia do Autor

Claudiele da Silva Pascoal, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em Licenciatura em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Participou de 2 estágios extracurriculares, não remunerados, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias e no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (Santa Maria/RS) como professora de Língua Portuguesa. Participou como bolsista do Subprojeto "A prática da leitura e da escrita na formação cidadã de crianças e jovens em idade escolar" e do Subprojeto Letras Português do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES, em 2014. Em 2015, atuou como professora colaboradora do Subprojeto Letras Português do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Nível Superior -CAPES. Atuou como professora de Língua Portuguesa no Colégio Marco Polo (Santa Maria/ RS) da disciplina de Língua Portuguesa e Redação em turmas de Ensino Fundamental e Médio da Modalidade EJA e também como professora do Componente Curricular Linguagem e Comunicação em cursos técnicos e professora de Língua Portuguesa e Literatura na Escola Técnica Albert Einstein. Atualmente é mestranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós- Graduação em Letras da UFSM e participa do Grupo de Pesquisa GOE - Gêneros Orais e Escritos, do Programa de Pós- Graduação em Letras da UFSM, sob a coordenação do professor Gil Roberto Costa Negreiros.

Gil Roberto Costa Negreiros, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR (1998), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (1999), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2003), doutorado também em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2008) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (Programa de Letras Clássicas e Vernáculas - área de História das Ideias Linguísticas). Tem experiência na área de Letras, atuando em cursos de graduação e pós-graduação (especialização). Atuou como professor e pesquisador do Mestrado em Letras da Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR. Atualmente, é professor adjunto III do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria, onde atua na graduação em Letras (licenciatura e bacharelado) e na Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (linha de pesquisa "Linguagem e Interação"). É pesquisador efetivo do projeto NURC-SP - núcleo USP, atuando em disciplinas de pós-graduação e em projetos de pesquisa linguísticos. Foi também coordenador substituto do PPGL - Letras e coordenador da linha de pesquisa Linguagem e Contexto Social. Tem experiência na área de Letras (língua portuguesa) e Linguística, com ênfase nas seguintes áreas: Análise da Conversação, Sociolínguística Interacional, Linguística Textual e Pragmática. Dentre vários de seus trabalhos, destaca-se o livro Marcas de Oralidade na Poesia de Manuel Bandeira, publicado pela Editora Paulistana e a participação no livro Ensino de Língua Portuguesa, organizado por Vanda Maria Elias e publicado pela Editora Contexto.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Pascoal, C. da S., & Negreiros, G. R. C. (2020). A coesão textual em textos narrativos: uma análise em textos nas duas modalidades da Língua Portuguesa. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 27(49), 117–137. https://doi.org/10.12957/matraga.2020.44167

Edição

Seção

Estudos Linguísticos