A coesão textual em textos narrativos: uma análise em textos nas duas modalidades da Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.44167

Palavras-chave:

Coesão referencial, Texto escrito, Texto oral.

Resumo

Este artigo pretende apresentar uma análise da Coesão Referencial em textos produzidos em oficinas de produção textual na Escola Básica. A importância desse tipo de estudo está na oportunidade de apontar os recursos linguísticos utilizados pelos alunos para promover a referenciação e a relevância de, em sala de aula, os professores explorarem as mais diversas estratégias linguísticas promotoras da referenciação. A fundamentação teórica que embasou o trabalho é a Linguística do Texto cujos estudos utilizados encontram-se nas obras de Koch e Travaglia (2003), Antunes (2005), Fávero (2004) e Koch (2017; 2018). Este artigo de cunho descritivo-analítico de base quanti-qualitativa analisa parte do corpus coletado em minha pesquisa de mestrado que ocorreu no segundo semestre do ano de 2018. A metodologia utilizada na pesquisa foi a pesquisa-ação, proposta por Thiollent (2011) e Tripp (2005), pois essa metodologia permite ao professor observar a realidade dos sujeitos envolvidos na situação, planejar estratégias que auxiliem na resolução de problemas e dificuldades, implementar as estratégias, monitorar os resultados esperados e alcançados e, se necessário, recomeçar nesse ciclo até que obtenha os resultados desejados. A análise de um texto escrito e um texto oral produzidos por um aluno do sexto ano do Ensino Fundamental apresentará as formas de referenciação utilizadas nos textos a fim de caracterizar os textos produzidos nas duas modalidades da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudiele da Silva Pascoal, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em Licenciatura em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Participou de 2 estágios extracurriculares, não remunerados, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias e no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (Santa Maria/RS) como professora de Língua Portuguesa. Participou como bolsista do Subprojeto "A prática da leitura e da escrita na formação cidadã de crianças e jovens em idade escolar" e do Subprojeto Letras Português do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES, em 2014. Em 2015, atuou como professora colaboradora do Subprojeto Letras Português do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Nível Superior -CAPES. Atuou como professora de Língua Portuguesa no Colégio Marco Polo (Santa Maria/ RS) da disciplina de Língua Portuguesa e Redação em turmas de Ensino Fundamental e Médio da Modalidade EJA e também como professora do Componente Curricular Linguagem e Comunicação em cursos técnicos e professora de Língua Portuguesa e Literatura na Escola Técnica Albert Einstein. Atualmente é mestranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós- Graduação em Letras da UFSM e participa do Grupo de Pesquisa GOE - Gêneros Orais e Escritos, do Programa de Pós- Graduação em Letras da UFSM, sob a coordenação do professor Gil Roberto Costa Negreiros.

Gil Roberto Costa Negreiros, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR (1998), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (1999), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2003), doutorado também em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2008) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (Programa de Letras Clássicas e Vernáculas - área de História das Ideias Linguísticas). Tem experiência na área de Letras, atuando em cursos de graduação e pós-graduação (especialização). Atuou como professor e pesquisador do Mestrado em Letras da Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UNINCOR. Atualmente, é professor adjunto III do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria, onde atua na graduação em Letras (licenciatura e bacharelado) e na Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras (linha de pesquisa "Linguagem e Interação"). É pesquisador efetivo do projeto NURC-SP - núcleo USP, atuando em disciplinas de pós-graduação e em projetos de pesquisa linguísticos. Foi também coordenador substituto do PPGL - Letras e coordenador da linha de pesquisa Linguagem e Contexto Social. Tem experiência na área de Letras (língua portuguesa) e Linguística, com ênfase nas seguintes áreas: Análise da Conversação, Sociolínguística Interacional, Linguística Textual e Pragmática. Dentre vários de seus trabalhos, destaca-se o livro Marcas de Oralidade na Poesia de Manuel Bandeira, publicado pela Editora Paulistana e a participação no livro Ensino de Língua Portuguesa, organizado por Vanda Maria Elias e publicado pela Editora Contexto.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

PASCOAL, Claudiele da Silva; NEGREIROS, Gil Roberto Costa. A coesão textual em textos narrativos: uma análise em textos nas duas modalidades da Língua Portuguesa. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 27, n. 49, p. 117–137, 2020. DOI: 10.12957/matraga.2020.44167. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/44167. Acesso em: 11 maio. 2025.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos