Doenças nos discursos sobre economia: um estudo baseado em frames e metáforas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.44116

Palavras-chave:

Construção de sentidos e visões de mundo, Frame, Metáfora.

Resumo

Pretendemos descrever, neste artigo, alguns mecanismos discursivos empregados no enquadramento (framing) da situação econômica desfavorável. Para isso, evidenciamos, a partir de excertos de textos, que a escolha lexical de termos como “crise”, “arrocho” e “recessão”, assim como mapeamentos metafóricos, restringem a forma de conceber a situação econômica. No que diz respeito às bases teóricas que subsidiam este trabalho, centramos nossas discussões em torno das noções de frame (DUQUE, 2015, 2017); de metáfora conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980 [2002]); e de metáfora situada e nicho metafórico (VEREZA, 2007, 2010, 2013, 2016). Quanto aos aspectos metodológicos, adotamos, como ferramenta analítica, o modelo de análise de frame (DUQUE, 2015). Utilizamos, como corpus, notícias, reportagens e entrevistas sobre economia em suas versões online. Buscamos demonstrar, ao final, que mecanismos como frames e metáforas apresentam, para além da natureza cognitiva, um teor potencialmente discursivo.

Biografia do Autor

Ilana Souto Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (UFRN). Mestra em Estudos da Linguagem (UFRN). Especialista em Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Leitura e Escrita (UFRN). Especialista em Psicopedagogia Institucional (Universidade Anhanguera - Uniderp). Graduada em Letras Língua Francesa e Literatura (UFRN). Graduada em Pedagogia (UnP). Membro do Grupo de Pesquisa Cognição & Práticas Discursivas - C&PD (UFRN).

Paulo Henrique Duque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Letras (Português/ Inglês e Literaturas) pelo Centro de Ensino Superior de Valença (1991), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Modelo Baseado no Uso, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística cognitiva, construções gramaticais, semântica da simulação, e discurso e cognição.

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Medeiros, I. S., & Duque, P. H. (2020). Doenças nos discursos sobre economia: um estudo baseado em frames e metáforas. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 27(49), 59–80. https://doi.org/10.12957/matraga.2020.44116

Edição

Seção

Estudos Linguísticos