A literatura engajada em 'Beloved', de Toni Morrison

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2019.42368

Palavras-chave:

Movimento dos Direitos Civis. African American Vernacular English. Resistência. Toni Morrison.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da matéria linguística na literatura, demonstrando resistência em comparação ao nominado inglês padrão. No primeiro momento, são usadas relações específicas do uso do inglês vernáculo negro em detalhes, para indicar a resistência da temática na escrita de Morrison em comparação com o padrão inglês. O corpus escolhido para este artigo é Beloved, de Toni Morrison, no qual o uso do dialeto inglês vernáculo afro-americano estudado por Labov entre outros estudiosos se faz presente. A autora circunscreve sua escrita no movimento pelos direitos civis recomendado por Martin Luther King. Tais características linguísticas que permeiam a escrita de Morrison são peculiares a um seleto grupo de falantes, perpetuado pela segregação estabelecida pela maioria branca e, por estar presente na materialidade literária, demonstra sua natureza cronológica e sociológica de resistência.

Biografia do Autor

Tiago Marques Luiz, UFGD

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal da Grande Dourados (2009), especialização em Tradução de Inglês pela Universidade Gama Filho (2011), Mestrado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (2019). Tem experiência na área de Letras e Lingüística, com ênfase em Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos da tradução, revisão textual, semiótica greimasiana, tradução literária, tradução de humor, tradução numa perspectiva textual, literatura e outras artes (principalmente cinema e teatro) e literatura inglesa, com ênfase em Shakespeare.

Atualmente é professor substituto na UFGD.

Lucilia Teodora Villela de Leitgeb Lourenço, UEMS

Doutorado em Letras (área de concentração em Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Alta Paulista, graduação em Letras Português/Inglês pela Unimar - Universidade de Marília, SP (1972). É professora efetiva nivel IV da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em Dourados.

Downloads

Publicado

2020-01-28

Como Citar

Luiz, T. M., & Lourenço, L. T. V. de L. (2020). A literatura engajada em ’Beloved’, de Toni Morrison. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 26(48), 516–535. https://doi.org/10.12957/matraga.2019.42368