Sobre o ensino de literatura brasileira e lusófonas nos Estados Unidos e França: depoimentos

Autores

  • Italo Moriconi UERJ
  • Florencia Garramuño Universidad San Andres

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2018.39688

Palavras-chave:

depoimento.

Resumo

Depoimentos.

 

Participam dos depoimentos (em ordem alfabética):
Jacqueline Penjon (Profa. Emérita Sorbonne Nouvelle)
Kenneth David Jackson (Yale University)
Lucia Sá (The University of Manchester)
Luiz Valente (Brown University)
Michel Riaudel (Lettres Sorbonne)
Pedro Meira Monteiro (Princeton University)

Biografia do Autor

Italo Moriconi, UERJ

Italo Moriconi é Professor Associado do Instituto de Letras da UERJ. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1975), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), além de um Pós-Doutorado em Comunicação na UFRJ (2001). Leciona, pesquisa e publica sobre: virada de século (gerações 90/00 em prosa, poesia e crítica); circuitos do literário (sociologia da literatura), poesia brasileira, vida literária e intelectual, biografia, historiografia literária. É membro de conselhos editoriais de periódicos nacionais e estrangeiros. Proferiu palestras sobre literatura brasileira e participou de simpósios em instituições internacionais como Madison-Wisconsin, Buenos Aires, New York University, Sorbonne, Freie Universität de Berlim, Northwestern University, University of Chicago. Foi Professor Visitante na Universidade de Leiden, Holanda. Entre 2008 e 2015 exerceu a direção da Editora da UERJ, como Editor-Executivo. Ali criou a coleção Ciranda da Poesia.

Florencia Garramuño, Universidad San Andres

Florencia Garramuño é Professora Plena do Departamento de Humanidades e Directora do Programa em Cultura brasileira da Universidade San Andres (Argentina). É pesquisadora independente do CONI­CET (Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas). Licenciada en Letras pela Universidade de Buenos Aires, PhD en Romance Languages and Literatures pela Princeton University, tendo realizado um pós-doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ. Professora visitante em diversas universidades do exterior, integra o conselho editorial de várias publicações acadêmicas. É co-editora da coleção de literatura brasileira “Vereda Brasil” (Corregidor). Entre seus livros, Modernidades Primitivas: tango, samba y nación (Buenos Aires, Fondo de cultura económica, traduzido ao portugués pela Editora da Universidade Federal de Minas Gerais e ao inglés por Stanford University Press. Escreveu também La experiencia opaca, publicado em português pela Editora da UERJ. Lançou em 2014, pela Rocco, Frutos Estranhos – Sobre a inespecificidade na estética contemporânea.

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Moriconi, I., & Garramuño, F. (2018). Sobre o ensino de literatura brasileira e lusófonas nos Estados Unidos e França: depoimentos. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 25(45), 616–629. https://doi.org/10.12957/matraga.2018.39688