Uma abordagem da formação inicial docente em ambiente virtual de aprendizagem

Autores

  • Janayna Bertollo Cozer Casotti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Daísa Teixeira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2019.39213

Palavras-chave:

Formação docente, interação em AVA, comportamentos enunciativos.

Resumo

Neste artigo, pretende-se verificar como participantes de um curso de formação inicial docente, nas práticas de interação em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), vão refletir sobre sua própria experiência de aprendizagem. Para tanto, o aporte teórico em que se busca respaldar a análise é a Teoria Semiolinguística do Discurso, de Charaudeau (2005, 2008), considerando-se, sobretudo, a concepção de ato de linguagem como uma interação de intencionalidades. Os dados para análise foram gerados a partir de um fórum de apresentação, no escopo da disciplina Linguagem I, oferecida no ano de 2015, pela Plataforma Moodle, para alunos em formação inicial docente. O objetivo desse fórum era que os participantes se apresentassem e fizessem comentários acerca de seu processo de alfabetização. Assim, busca-se verificar quais comportamentos enunciativos esses alunos (em formação inicial docente) apresentam na mise en scène do ato comunicativo de que eles participam em contexto digital. Os resultados desse trabalho de análise permitem reconhecer a posição que o sujeito ocupa em relação ao interlocutor, em relação ao que ele mesmo diz e também em relação ao que o outro diz.

Biografia do Autor

Janayna Bertollo Cozer Casotti, Universidade Federal do Espírito Santo

JANAYNA BERTOLLO COZER CASOTTI possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina (1996), especialização em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense (2010) e pós-doutorado pela Universidade Aberta, Lisboa, Portugal (bolsista da CAPES).

É professora Adjunto IV da Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua na graduação e na pós-graduação.

Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de leitura e produção de textos, gêneros do discurso e ensino, sequências didáticas, letramentos, formação docente.

É editora de seção da Revista (Con)textos Linguísticos (B1), do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFES.

Daísa Teixeira, Universidade Federal do Espírito Santo

DAÍSA TEIXEIRA possui graduação em Letras / Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (1976), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006) e Pós-Doutorado pela Universidade Aberta de Lisboa (2017), com ênfase em Educação a Distância e eLearning. Membro efetivo do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, Santarém-Portugal. Professora adjunta na Universidade Federal do Espírito Santo-UFES da disciplina Tecnologias da Informação e da Comunicação como Apoio Educacional, no curso de Pedagogia, da UFES. Coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia EAD/UFES, em parceira Capes/UAB/UFES, o período de 2015 a 2017. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais na Educação e Educação a Distância. Coordenou o Curso de Especialização Formação de Mediadores em EAD, em convênio UFES/UAB/Capes. Coordenou a equipe de formação do PROUCA, no Espírito Santo. Coordenou o Projeto de Investigação MIMETIC, em cooperação com a Universidade de Poitiers, França, no período 2009/2011. Integrou a diretoria da Associação Brasileira de Hipertexto e Tecnologias Educacionais - ABEHTE, no biênio 2012/2013. Integra o Núcleo de Estudo e Pesquisa de Hipertexto e Tecnologia Educacional-NEPEHTE na Universidade Federal do Espírito Santo (Cnpq). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Humanização e Técnica - GEPHT (Cnpq). Atua nos seguintes temas: educação a distância; eLearning; tecnologias e educação; formação de professores em ambientes virtuais; hipertexto e tecnologia educacional; cultura digital; humanização e técnica.

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

Casotti, J. B. C., & Teixeira, D. (2019). Uma abordagem da formação inicial docente em ambiente virtual de aprendizagem. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 26(47), 396–414. https://doi.org/10.12957/matraga.2019.39213

Edição

Seção

Estudos Linguísticos