Práticas de linguagem transfóbicas no ciberespaço: perspectivas pragmáticas sobre a violência linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2019.38340

Palavras-chave:

Comentários online. Atos de Fala. Transfobia. Violência linguística.

Resumo

Este artigo discute práticas linguísticas digitalmente mediadas engajadas na produção de violência linguística contra pessoas transexuais, travestis e transgêneras. Para este fim, alinhando-nos às perspectivas da nova Pragmática Linguística, especialmente aos desenvolvimentos recentes sobre os atos de fala, destacamos o particular caráter violento que alguns deles podem assumir, enquanto efeito pragmático produzido pela natureza indexical da linguagem. Ademais, salientamos as especificidades das práticas linguísticas realizadas no ciberespaço, atinentes ao potencial semiótico da violência nesse contexto. Assim, aplicando as discussões teóricas empreendidas, à luz de uma metodologia qualitativa e de cariz interpretativista, analisamos dois comentários online postados por leitores da página de notícias G1, em matérias relativas a 19º Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, Brasil, ocorrida em 2015. Por fim, constatamos a produtividade da perspectiva pragmática sobre a linguagem na compreensão de práticas online nas quais esta é utilizada com vistas a violentar pessoas contextualmente posicionadas em lugares subalternizados em termos de gênero, a exemplo de pessoas trans, dentre outros marcadores sociais da diferença.

Biografia do Autor

Danillo da Conceição Pereira Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)

Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Doutorando em Letras/ Linguística Aplicada e Mestre em Letras/Pragmática Linguística ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (PPGL/UFS). Especialização em Educação em Gênero e Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM/UFBA). Licenciado em Letras Vernáculas também pela UFS. Desenvolve estudos sobre a relação entre linguagens, (pós)identidades e marcadores sociais da diferença, com ênfase em abordagens  que investiguem a participação do discurso nas questões de gênero, sexualidade, subalternidades, violências, (ciber)ativismos e direitos humanos, em perspectivas performativas, pós-estruturalistas, decoloniais e queer dos estudos da linguagem. 

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

Silva, D. da C. P. (2019). Práticas de linguagem transfóbicas no ciberespaço: perspectivas pragmáticas sobre a violência linguística. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 26(47), 319–337. https://doi.org/10.12957/matraga.2019.38340

Edição

Seção

Estudos Linguísticos