Entre recortes, montagens e costuras: o mundo imaginado é um mosaico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2019.38090

Palavras-chave:

mundo imaginado, código, linguagem, pro-cessos inscricionais, mosaico

Resumo

Meu principal objetivo nesse texto é discutir, tendo em vista os ensaios de Vilém Flusser sobre a reprodução das imagens técnicas e o futuro incerto da escrita, como os sistemas de reprodução linguística, em suas diferentes proposições, parecem apresentar um denominador comum, organizado em torno dos seus processos de materialização. Trato nesse caso desses processos não apenas consoante à intersecção de diferentes sistemas de linguagem, como é o caso do uso de estruturas visuais e pictográficas, dos caracteres verbais, da composição fílmica, entre outros. Trato também da peculiaridade compositiva desses rearranjos, organizados a partir de unidades estruturais em diferentes narrativas discursivas que também modificam-se pela própria evolução, reorganização e sobreposição de tais processos inscricionais. Para tanto, discuto a ideia desse complexo mosaico em confecção, consoante à ação criativa dos seus respectivos bricoleurs, ao fazer um paralelo entre as unidades estruturais dos códigos linguísticos com as unidades referentes aos códigos fílmicos, caso ilustrado aqui pela análise do vídeo educativo American Thrift como matéria-prima do videoclipe Cirrus.

Biografia do Autor

Cecília Magalhães, Universidade de Coimbra

Cecília Magalhães é doutoranda no programa Materialidades da Literatura (MatLit/FLUC-UC), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP/COS) e designer gráfica (Belas Artes/SP). Tem experiência acadêmica e profissional voltadas para o ensino, a investigação e o desenvolvimento de projetos elaborados por meio do manejo e da significação de diferentes escopos linguísticos em contexto intermedia. Atualmente desenvolve sua investigação com enfoque específico nas práticas criativas de leitura, anotação, (re)edição e (re)escrita dos fragmentos do Livro do Desassossego, no simulador literário digital Arquivo LdoD (ldod.uc.pt).

Downloads

Publicado

2019-10-14

Como Citar

Magalhães, C. (2019). Entre recortes, montagens e costuras: o mundo imaginado é um mosaico. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 26(47), 300–318. https://doi.org/10.12957/matraga.2019.38090

Edição

Seção

Estudos Linguísticos