Sissy That Talk: a influência dos programas RuPaul Drag Race e Girls in the House no repertório linguístico de adolescentes e jovens adultos

Autores

  • Ludmila Mendes Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Ana Cláudia Peters Salgado Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Michele Cristina Ramos Gomes Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2019.37601

Palavras-chave:

Superdiversidade, Repertório Linguístico, Ideologia, Identidade, LGBTTI.

Resumo

O primeiro objetivo deste estudo piloto é descrever a influência dos repertórios linguísticos dos reality show estadunidense RuPaul Drag Race, e da websérie brasileira do youtube Girls In The House, no repertório linguístico dos adolescentes, jovens e adultos na comunidade LGBTTI. Para o desenvolvimento deste estudo, foram considerados os aspectos ideológicos e identitários (BAUMAN, 2005; MOITA LOPES, 2002) que permeiam as expressões linguísticas desses grupos. Além disso, ao refletir sobre o atual contexto de superdiversidade (VERTOVEC, 2007), de globalização (KUMARAVADIVELU, 2006) e de contatos linguísticos-culturais muito mais intensos (RYMES, 2010), notamos que o repertório linguístico que nasce dentro de grupos LGBTTIs (e que é disseminado pelos programas) também reconfigura-se em grupos de adolescentes e jovens adultos que se identificam com os aspectos culturais e ideológicos de grupos LGBTTI, sem necessariamente fazerem parte dessa comunidade. Um segundo objetivo deste estudo piloto é descrever e analisar o repertório de adolescentes e jovens adultos, por meio de dados retirados do Facebook, especificamente de postagens do grupo secreto LDRV: Melodrama Era que, atualmente, possui mais de um milhão de membros. Posteriormente, foi realizado um estudo de caso a partir de entrevistas com membros do grupo a fim de descrever e analisar os usos linguísticos adotados pelos indivíduos e relacioná-los ao repertório dos programas de televisão e da comunidade LGBTTIs. Os resultados apontam que as séries funcionam como modelo de uso linguístico para os falantes que, assim, expressam suas ideologias e questões identitárias.

Biografia do Autor

Ludmila Mendes Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com ênfase em Sociolinguística, Línguas Modernas e Linguística Aplicada. 

 

Ana Cláudia Peters Salgado, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Possui licenciatura em Letras/Inglês pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: sociolinguistica, línguas em contato, bilinguismo, língua inglesa, formação de professor de línguas. Foi pró-reitora de graduação da UFJF e atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF.

Michele Cristina Ramos Gomes, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada em Letras - Português. Atuou no GRUPO FALE - Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino - Grupo de Pesquisa (CNPq) da UFJF, integrado ao NEEL (Núcleo de Estudos de Educação e Linguagens) da Faculdade de Educação da UFJF. Tem experiência na área de Gramaticalização. Atualmente, atua nos seguintes temas: Pesquisa Qualitativa, Análise Crítica do Discurso, Cultura, Gênero.

Downloads

Publicado

2019-05-09

Como Citar

Ferreira, L. M., Salgado, A. C. P., & Gomes, M. C. R. (2019). Sissy That Talk: a influência dos programas RuPaul Drag Race e Girls in the House no repertório linguístico de adolescentes e jovens adultos. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 26(46), 122–144. https://doi.org/10.12957/matraga.2019.37601

Edição

Seção

Estudos Linguísticos