“The Coke side of life”: uma análise semiolinguística de peças publicitárias 'desencannadas'

Autores

  • Rosane Santos Mauro Monnerat Universidade Federal Fluminense
  • Camilla Ramalho Duarte Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2019.37514

Palavras-chave:

Semiolinguística, Publicidade, Desencannes

Resumo

O presente artigo tem por finalidade analisar peças publicitárias fictícias, criadas pelo site de humor Desencannes, tentando decifrar quais foram as estratégias linguístico-discursivas elencadas para fazer parte da cena enunciativa, pelos sujeitos desencannados, a fim de fazer com que seus leitores se tornem cúmplices do que foi dito. Para que tal análise se dê, explorar-se-ão alguns fundamentos da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, proposta por Patrick como é o caso dos conceitos de contrato de comunicação, de visadas discursivas e, ainda, o conceito de pathos, esse último recuperado da tradição aristotélica, visto que a publicidade desencannada pretende causar alguma reação patêmica em seu leitor. Também recorrer-se-á a estudos relativos às publicidades canônicas, propostos por Monnerat (2013, 2003), Carvalho (1996) e Pinto (1997), com a finalidade de demonstrar quais foram as estratégias do discurso publicitário mimetizadas pelo discurso desencannado e quais foram, por outro lado, aquelas colocadas em xeque. Logo, à medida que se analisa o referido discurso, pode-se perceber que se trata de um texto singular, uma vez que desconstrói o universo do sério criado pela publicidade canônica, afinal, quebra paradigmas, desconstrói lugares-comuns e estabelece um novo modo de fazer humor, usando a publicidade.

Biografia do Autor

Rosane Santos Mauro Monnerat, Universidade Federal Fluminense

Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1974), Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1983), Doutorado em Letras (Letras Vernáculas / Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), tendo concluído Pós-Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (agosto de 2007). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: A interface texto / gramática; Linguística Textual; Análise do do Discurso; Imaginários sociais; Ideologia; Discurso publicitário. É líder do grupo de pesquisa "Interação verbal, identidades e práticas discursivas.

Camilla Ramalho Duarte, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Letras - Português/Literaturas pela Universidade Federal Fluminense (2011). Pós-graduada em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (2014). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (2016). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Trabalhou como a distância da disciplina Português IV pelo CEDERJ/UFF. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa da Our Lady of Mercy School. Possui experiência na área de Educação, Linguística, Língua Portuguesa e Análise do Discurso com ênfase em Semiolinguística.

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Publicado

2019-05-09

Como Citar

Monnerat, R. S. M., & Duarte, C. R. (2019). “The Coke side of life”: uma análise semiolinguística de peças publicitárias ’desencannadas’. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 26(46), 14–34. https://doi.org/10.12957/matraga.2019.37514

Edição

Seção

Estudos Linguísticos