O latim no Direito: do latim jurídico ao latim das Letras e das Ciências Humanas

Autores

  • Maurício Sartori Resende Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Márlio Aguiar Universidade de Sâo Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2019.36837

Palavras-chave:

Língua latina, Latim forense, Latim jurídico, Direito Romano.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o papel da língua latina dentro das práticas forenses e da cultura jurídica, defendendo que uma adequada compreensão do papel do latim dentro do universo jurídico requer maior atenção a respeito daquilo que tal língua traz para o esse universo. Para tanto, o presente trabalho faz referência à natureza histórico-linguística do então chamado latim jurídico e, em seguida, à problemática da proliferação de glossários e manuais de tal modalidade de latim que prescindem de uma reflexão linguística e histórico-cultural. Em segundo lugar, este artigo chama a atenção para a importância da compreensão do latim no latim, sobretudo para um entendimento menos raso das bases do Direito Romano e da História do Direito. Além disso, este estudo destaca o caráter linguístico do latim tanto no que toca à produção de enunciados quanto à compreensão deles, por meio de uma reflexão linguística explícita. Finalmente, o presente artigo atenta para a importância da língua latina e da cultura romana para a formação intelectual e acadêmica do jurista.

Biografia do Autor

Maurício Sartori Resende, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Bacharel em Linguística e Licenciado em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atualmente é aluno do Programa de Doutorado em Linguística da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência no ensino de português como segunda língua e no ensino de latim. Além disso, tem interesse por teoria e análise linguística e possui pesquisa em interfaces da Linguística com ênfase em processos de nominalização; aspecto lexical e gramatical; morfologia histórica; verbos modais.

Márlio Aguiar, Universidade de Sâo Paulo

Doutorando em Direito Civil (subárea Direito Romano) na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Teoria e História do Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, instituição na qual foi bolsista de iniciação científica (2010-2014, PIBIC/CNPq). Bacharel e Licenciado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisador do Grupo de Pesquisas em Latim e Fontes de Direito Romano: Ius Dicere (CNPq/UFSC). Possui como interesses acadêmicos nas seguintes áreas de pesquisa: Direito Romano, História do Direito, História Antiga (Romana), Teoria e Metodologia da História.

Downloads

Publicado

2019-05-09

Como Citar

Resende, M. S., & Aguiar, M. (2019). O latim no Direito: do latim jurídico ao latim das Letras e das Ciências Humanas. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 26(46), 54–71. https://doi.org/10.12957/matraga.2019.36837

Edição

Seção

Estudos Linguísticos