Multiculturalismo e formação docente em espanhol: o currículo como resistência

Autores

  • Mirian Ferreira Grees Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2019.36422

Palavras-chave:

currículo, discurso, multiculturalismo, formação docente.

Resumo

A partir das grades curriculares e ementas do curso de licenciatura em Letras/Espanhol de quatro universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense e Universidade do Estado do Rio de Janeiro), o presente trabalho busca contribuir para o currículo multicultural crítico na formação docente, observando os sentidos produzidos através do currículo e refletindo sobre as construções discursivas e a falta de representação cultural no currículo oficial. Após o recolhimento do corpus, comparamos e analisamos os diferentes tipos de multiculturalismo encontrados. Em nossa pesquisa documental, percebemos que mesmo o tema tendo crescido nos últimos anos, o currículo ainda privilegia o ensino de determinadas culturas e a diversidade cultural existente continua sendo apagada.

Biografia do Autor

Mirian Ferreira Grees, Universidade Federal Fluminense

Licenciada em Letras - Português / Espanhol / Literaturas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015) . Especialista em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol - LE pelo Colégio Pedro II (2017). Mestranda em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2020). Aprovada e selecionada para o mestrado do Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ em 2017. Professora Língua Espanhola Doc 16h SEEDUC.

Downloads

Publicado

2019-05-09

Como Citar

Grees, M. F. (2019). Multiculturalismo e formação docente em espanhol: o currículo como resistência. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 26(46), 98–121. https://doi.org/10.12957/matraga.2019.36422

Edição

Seção

Estudos Linguísticos