Concepções de letramento subjacentes em um material didático de Português Língua de Acolhimento (PLAc)

Autores

  • Laura Fontana Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabrielle Sirianni Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2018.33979

Palavras-chave:

Letramento, Material Didático, Português como Língua de Acolhimento.

Resumo

Tendo em vista a necessidade de se aprimorar o ensino de Portu­guês Língua de Acolhimento (PLAc), neste trabalho analisamos os conceitos de leitura e de escrita subjacentes às tarefas e atividades da apostila Portas Abertas (REINOLDES; MANDALÁ; AMA­DO, 2017), pensando em como os alunos são preparados para o uso social da escrita e da leitura por meio deste material didático. Na metodologia de análise, definimos critérios que incidem sobre aspectos da apostila, como gêneros discursivos escolhidos e seu tratamento nas tarefas que guiam o trabalho com o texto, a partir das orientações trazidas em Bulla, Lemos e Schlatter (2012). Foi possível identificar, por meio do enfoque em uma das unidades di­dáticas, tarefas alinhadas ao modelo de letramento autônomo, bem como outras alinhadas ao modelo de letramento ideológico (KLEI­MAN, 1995; STREET, 2003), resultados que sublinham os pontos positivos do material didático, além de indicarem aspectos a serem potencializados por meio de reformulações de atividades e criação de tarefas didáticas. A partir da leitura crítica deste material didá­tico, ressaltamos a importância de apostilas de PLAc virem acom­panhados por caderno do professor, com vistas a auxiliar o docente a conciliar os percalços que são encontrados nesse contexto, além de promover um ensino de língua com vistas à participação cidadã dos imigrantes deslocados forçados.

Biografia do Autor

Laura Fontana Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Letras Licenciatura - Português e Espanhol na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e mestranda em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) . Professora de Português Língua Adicional no Programa Português para Estrangeiros (PPE - UFRGS) e de Português Língua de Acolhimento no Centro ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução as Migrações de Porto Alegre. Atuou como bolsista no Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária (PET), de 2013 a 2017, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, principalmente nos projetos "Português para Estrangeiros" e "Oficina de Escrita Acadêmica". Tem experiência no ensino de espanhol como língua estrangeira na educação básica e português como língua adicional/ de acolhimento.

Gabrielle Sirianni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Licenciatura em Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas Literaturas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestranda em Linguística Aplicada pela mesma universidade. Pesquisa avaliação em português como língua adicional, especificamente o Exame Celpe-Bras. Atua como professora no projeto de extensão Programa de Português para Estrangeiros (UFRGS) e atua como avaliadora da Parte Oral do Exame Celpe-Bras. Tem interesse no ensino e avaliação de português como língua materna e língua adicional

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

Soares, L. F., & Sirianni, G. (2018). Concepções de letramento subjacentes em um material didático de Português Língua de Acolhimento (PLAc). Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 25(44), 428–453. https://doi.org/10.12957/matraga.2018.33979

Edição

Seção

Estudos Linguísticos