O imperativo em livros didáticos de língua portuguesa: a distância entre pesquisa e ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2018.33955

Palavras-chave:

imperativo gramatical, variação pronomi¬nal, livros didáticos.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a incorporação dos resultados das pesquisas linguísticas sobre a expressão variável do imperativo nas aulas de língua portuguesa com base na análise de livros didáticos do ensino médio, licenciados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em suas versões dos anos de 2015 e de 2018. Trazemos à cena a perspectiva da tradição em relação ao impera­tivo e alguns dos resultados das pesquisas linguísticas acerca do estatuto variável do imperativo gramatical no português brasileiro. Assim sendo, constatamos que a abordagem do imperativo se dá conservadoramente em consonância com os preceitos da tradição gramatical, reforçando-se tão somente o seu valor ilocucionário para a construção do sentido.

Biografia do Autor

Márcia Cristina de Brito Rumeu, Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Atualmente, é Professora associada (Nível I) de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da UFMG (FALE/UFMG), atua na Graduação e na Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN). Desde outubro de 2015, atua também como Gestora Editorial do Setor de Periódicos da FALE/UFMG. Em 2013, publicou a sua Tese de Doutorado intitulada LÍNGUA E SOCIEDADE: A HISTÓRIA DO PRONOME 'VOCÊ' NO PORTUGUÊS BRASILEIRO por intermédio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o apoio da FAPERJ. Em 2011, foi contemplada com o 'PREMIO JÓVENES INVESTIGADORES ALFAL', no XVI Congreso Internacional de la ALFAL (Asociación de Lingüística y Filología de la América Latina). Publica, desde 2002, em reconhecidos periódicos, capítulos de livros e artigos científicos voltados para a análise do sistema pronominal do português brasileiro. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, encaminhada principalmente para os seguintes temas: história dos pronomes pessoais do português, sociolinguística histórica da língua portuguesa no/do Brasil, edição de cartas setecentistas, oitocentistas e novecentistas. Concluiu a Graduação em Letras (1999), o Mestrado (2004) e o Doutorado (2008) em Letras Vernáculas, na área de Língua Portuguesa, pela Faculdade de Letras da UFRJ.

Downloads

Publicado

2018-08-30

Como Citar

Rumeu, M. C. de B., & Carvalho, L. F. de. (2018). O imperativo em livros didáticos de língua portuguesa: a distância entre pesquisa e ensino. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 25(44), 391–409. https://doi.org/10.12957/matraga.2018.33955

Edição

Seção

Estudos Linguísticos