O antinomismo teológico em ‘O castelo’ de Franz Kafka e suas relações com a Cabala herética

Autores

  • Jefferson Eduardo da Paz Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2018.32649

Palavras-chave:

Tradição. Interpretação. Cabala herética. Literatu¬ra. Franz Kafka.

Resumo

problemática da crise da tra­dição, levantada por Walter Benjamin (1987) e Gershom Scholem (1999), e seu desenvolvimento na dialética própria da mística ju­daica, sobretudo nos movimentos antinomistas que emergiram da Cabala herética e constituíram o niilismo messiânico. O percurso do personagem de O Castelo, mais que peripécias intrigantes, de­senvolve, de modo paródico, um exercício exegético próprio da tradição judaica (BLANCHOT, 2002). O Castelo, um objeto caren­te de substância, agrega em torno de si infinitos comentários, for­mando um verdadeiro labirinto de palavras. Não existindo senão em seus comentários, o Castelo assemelha-se ao Nome de Deus especulado pelos cabalistas judeus. Para a Cabala herética, Deus é inseparável de sua palavra revelada, a Torá, de modo de que seu Nome é infinitamente interpretável. Pretendemos demonstrar que a relação entre os personagens e os comentários sobre o Castelo, torcidos e profanados como o Nome de Deus entre os cabalistas, faz de Kafka um escritor que explorou magistralmente os limites entre religião e niilismo.

Biografia do Autor

Jefferson Eduardo da Paz Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Jefferson Eduardo da Paz Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (integrante dos grupos de pesquisa: ACEFALO (Agenciamento Coletivo de Estudos em Filosofia da Arte e da Literatura) e do grupo Escritor Plural: estudos pluridisciplinares da obra de Roland Barthes). Mestre em História e Crítica da Metafísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorando pelo PPgEL-UFRN (Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem).

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

Barbosa, J. E. da P. (2018). O antinomismo teológico em ‘O castelo’ de Franz Kafka e suas relações com a Cabala herética. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 25(43), 216–231. https://doi.org/10.12957/matraga.2018.32649

Edição

Seção

Estudos Literários