Narrativas sem divisões de parágrafos em Bernardo Carvalho, João Gilberto Noll e Samuel Rawet

Autores

  • Jaime Ginzburg Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2018.32544

Palavras-chave:

Narrativa, parágrafos, Bernardo Carvalho, Samuel Rawet, João Gilberto Noll

Resumo

No conto “Ciúmes”, de Bernardo Carvalho, o protagonista é um homem poderoso e autoritário, lidando com o crime organizado. Um importante aspecto desse texto é o fato de que não há divisão de parágrafos, como se a narrativa devesse ser exposta e compre­endida em uma leitura ininterrupta, como um fluxo singular e con­tínuo. O artigo discute a importância desse recurso formal. O conto foi lido em comparação com outros textos, de autoria de Samuel Rawet e João Gilberto Noll.

Biografia do Autor

Jaime Ginzburg, Universidade de São Paulo

Professor associado 2 da Universidade de São Paulo. Desenvolve atualmente um projeto de pesquisa sobre “Literatura e cinema no Brasil contemporâneo”, com bolsa de produtividade de pes­quisa do CNPq. Possui graduação em Licenciatura em Letras - Português pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1993) e doutora­do em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Realizou Pós-Doutorado em Estudos Literários na UFMG (2009-2010). Atuou como professor visitante na UFMG, na UNESP, na University of Minnesota e na Universitat Bielefeld; e como Rio Branco Chair in Inter­national Relations, no King’s College, em Londres,. Em 2010, defendeu tese de livre-docência em Literatura Brasileira na FFLCH-USP, abordan­do relações entre a literatura brasileira e regimes autoritários, examinando o período do Estado Novo e a Ditadura militar. Participou da organização de importantes publicações e individualmente publicou Crítica em tem­pos de violência (2012), que recebeu o Prêmio Jabuti em Teoria e Crítica Literária, e Literatura, violência e melancolia (2013)

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

Ginzburg, J. (2018). Narrativas sem divisões de parágrafos em Bernardo Carvalho, João Gilberto Noll e Samuel Rawet. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 25(43), 121–136. https://doi.org/10.12957/matraga.2018.32544

Edição

Seção

Estudos Literários