'Flirt' e atopia: o conto-ensaio

Autores

  • Paulo Alexandre Pereira Universidade de Aveiro (Portugal) Departamento de Línguas e Culturas

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2018.32433

Palavras-chave:

conto - ensaio - hibridismo genológico

Resumo

No presente artigo, depois de expender algumas reflexões em torno da natureza transicional e atópica da forma ensaística, discute-se o modo como, em instâncias recorrentes de confluência intergenéri­ca, no conto encontra acolhimento a pulsão indagativa e filosofante que constitui o proprium do ensaio. Com efeito, apesar do muito que, nos planos retórico e conceptual, parece separá-los, conto e ensaio partilham entre si afinidades histórico-genéticas e traços processuais que as três narrativas breves selecionadas para análi­se – de Fernando Pessoa, Jorge de Sena e Gonçalo M. Tavares – não deixam de evidenciar. Nesse sentido, argumenta-se que, nestas ficções breves, em que a efabulação se compagina com a deriva abstrata ou especulativa, a retórica ensaística reveste insistente to­nalidade autorrefleviva, convertendo o conto-ensaio num ensaio sobre o conto.

Biografia do Autor

Paulo Alexandre Pereira, Universidade de Aveiro (Portugal) Departamento de Línguas e Culturas

Licenciado em Português/Inglês (Universidade de Aveiro), Mestre em Literatura Comparada (Universidade Nova de Lisboa) e Doutor em Literatura Portuguesa (Universidade de Aveiro). Exerce funções como professor auxiliar no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, onde é também investigador no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas. É autor de A Beleza Imortal das Catedrais. Afonso Lopes Vieira e a Imaginação Medievalista (Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2009) e de vários ensaios dispersos por publicações nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

Pereira, P. A. (2018). ’Flirt’ e atopia: o conto-ensaio. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 25(43), 105–120. https://doi.org/10.12957/matraga.2018.32433

Edição

Seção

Estudos Literários