Ensino do português para falantes de outras línguas: análise das transferências dos padrões da LM na escrita
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2018.32419Palavras-chave:
Aquisição de língua, imigrante, aspecto fô¬nico, aspecto morfossintático, escrita.Resumo
Este estudo versa sobre a aquisição do português brasileiro por falantes de outras línguas, mais precisamente no que se refere à escrita. A proposta foi investigar como esses falantes desenvolvem o sistema escrito na língua não nativa, observando possíveis influências dos padrões de suas línguas nativas, mais precisamente no que se refere aos aspectos fonético-fonológicos e morfossintáticos. O estudo foi desenvolvido a partir de uma amostra de produções escritas coletadas com imigrantes, sendo estes domiciliados nas cidades de Rio Grande – RS e Pato Branco – PR. Ao todo foram incluídos na amostra 17 informantes, sendo sete falantes nativos do crioulo haitiano e 10 falantes nativos do espanhol. A análise revelou que, com relação aos aspectos fonético/fonológicos, tanto os haitianos quanto os hispânicos apresentam na produção escrita alterações relativas ao fonema e ao acento e, considerando os aspectos morfossintáticos, as alterações evidenciadas dizem respeito à concordância nominal e verbal, regência preposicional, bem como questões de mudança de gênero gramatical.
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