Uma análise do conto/testemunho 'Nada de novo na frente ocidental', de Lygia Fagundes Telles

Autores

  • Suênio Campos de Lucena UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2018.32298

Palavras-chave:

Memória, Lygia, passado, esquecimento, testemunho.

Resumo

Esse artigo analisa “Nada de Novo na Frente Ocidental”, narra­tiva que encerra o livro Invenção e memória (2000), da escritora Lygia Fagundes Telles. A partir do hibridismo que conjuga fatos reais e ficção, a autora realiza um conto/testemunho que inclui a abordagem em torno da lembrança e do esquecimento. Assim, esta análise destaca tanto a questão das tensões entre verdade e cria­ção literária, quanto a relação da autora/protagonista, ao relembrar o passado com saudosismo e nostalgia, no caso, a São Paulo dos anos 1950, quando foi legionária. Um episódio marcante norteará um corte e tentativa de esquecimento a todo custo: a morte do pai, fazendo com que ela tente bloquear e sobrepor tristes recordações. Tendo por base a Psicanálise, a discussão deste conto possibilita reflexões sobre a lembrança, o esquecimento e, também, sobre a passagem do tempo e a morte.

Biografia do Autor

Suênio Campos de Lucena, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Professor Titular da UNEB, Uni­versidade do Estado da Bahia, Campus Salvador. É Doutor e Pós-Doutor em Letras pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, Universidade de São Paulo. Integra o Programa de Pós-Gradu­ação em Estudos Literários, da UEFS, Universidade Estadual de Feira de Santana. Sobre a escritora Lygia Fagundes Telles, organizou os livros Durante aquele estranho chá (Companhia das Letras), Conspiração de nuvens (Rocco) e também o livro de ensaios críticos Lygia Fagundes Tel­les - entre ritos e memórias (Editora Criação, 2013). Jornalista e escritor, é Graduado em Comunicação Social pela UFPB (1991) e Mestre em Co­municação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da UFBA (1995). É autor do livro de entrevistas 21 Escritores brasileiros (Escrituras, 2001); do livro de contos Depois de abril (Escrituras, 2005) e da novela Vermelho quase laranja (P 55, 2011); além de integrar outras publicações coletivas.

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

Campos de Lucena, S. (2018). Uma análise do conto/testemunho ’Nada de novo na frente ocidental’, de Lygia Fagundes Telles. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 25(43), 89–104. https://doi.org/10.12957/matraga.2018.32298

Edição

Seção

Estudos Literários