Os jardins sicilianos de Giuseppe Tomasi de Lampedusa

Autores

  • Fabiano Dalla Bona Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2018.32256

Palavras-chave:

jardim, paisagem, Sicília, Tomasi di Lampedusa.

Resumo

Percorrer o jardim literário significa traçar o diagrama de um mito que fascinou artistas e escritores em todos os séculos, mas que ao mesmo tempo significa refletir sobre a história civil e cultural dos locais onde encontrou a sua atuação aquele original conúbio entre arte e natureza que distingue o espaço do jardim. A relação entre literatura e natureza que envolve o interesse e as emoções de tantos autores, convida a refletir sobre a possibilidade de ler a paisagem natural como aquela de uma composição literária. O presente arti­go trata dos jardins descritos por Giuseppe Tomasi di Lampedusa em duas de suas obras, O Leopardo e Recordações de infância. Discute-se o conceito de jardim, a tipologia dos jardins, o papel dos jardins na literatura sob o viés metodológico da crítica literária de Sicotte (2011), Nigro (2012; 1996) e Jakob (2005) e dos estudos da paisagem de Terra (2013), Roger (2009) e Assunto (1994) entre outros.

Biografia do Autor

Fabiano Dalla Bona, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciatura em Educação Artística, Habilitação plena em Artes plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná (1991),mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (2003). Doutor em Letras Neolatinas (literatura Italiana) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ. Professor (DE/40h) de Língua e Literatura Italiana no Departamento de Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da UFRJ. Coordenador de Integração de Pós-graduação do Centro de Letras e Artes da UFRJ. Editor da Revista Interfaces (CLA/UFRJ) e membro do Conselho Editorial da Revista Italianística (USP).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Italiana, atuando principalmente nos seguintes temas: culinária e gastronomia, literatura italiana, história, italanística e literatura e paisagem. Presidente da Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI).

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

Dalla Bona, F. (2018). Os jardins sicilianos de Giuseppe Tomasi de Lampedusa. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 25(43), 193–215. https://doi.org/10.12957/matraga.2018.32256

Edição

Seção

Estudos Literários