Estudo toponímico dos nomes de bairros de São Luís/MA

Autores

  • Heloísa Reis Curvelo-Matos Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2018.32129

Palavras-chave:

Lexicologia, Toponomástica, Motivação toponímica, Toponímia ludovicense.

Resumo

O nome de lugar é uma testemunha do valor, da importância e das particularidades que influenciaram o denominador na hora de no­meá-lo. Fundamentada nessas premissas, esta análise consiste no estudo de atuais 81 nomes de bairros da capital do Maranhão, sob a perspectiva da sua origem e evolução histórica. Nosso intuito é determinar a motivação toponomástica de 81 nomes de lugares em quatro períodos sincrônicos, comprovando qual das duas catego­rias taxonômicas, a física ou a antropocultural, com suas taxes, é mais recorrente na formação do perfil toponomástico ludovicense. O corpus, fruto da pesquisa documental e de campo, é constituí­do de 81 topônimos oficiais usados atualmente pela Prefeitura de São Luís, e a metodologia adotada é a proposta por Dick (1990, 1994) e Curvelo (2009), que elencam 31 taxes classificatórias dos topônimos. Além desse Método Tipológico, usamos o Questio­nário Toponímico e Fichas Lexicográfico-Toponímicas para re­gistrar os dados coletados em quatro áreas toponímicas: Centro, Centro-Rio Bacanga, Centro-Rio Anil e Centro-Caminho Grande. Ao final da pesquisa, constatamos que a Microtoponímia dos 81 nomes de bairros ludovicenses configura-se de 57 topônimos de natureza antropocultural, 20 de natureza física e de 04 de natureza mista, evidenciando que a motivação toponímica dos bairros foi, predominantemente, a antropocultural e não a física. Ao longo de 404 anos de história de São Luís, percebemos que a nomeação dos bairros decorre de fatores de natureza diversa: culturais, sociais, geográficos, históricos, econômicos, políticos e habitacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloísa Reis Curvelo-Matos, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará; Professora da Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Letras; Pesquisadora do Atlas Linguístico do Maranhão - ALiMA; Pesquisadora do Atlas Linguístico do Brasil - ALIB; Coordenadora do Projeto de Pesquisa PIBIC TOPONÍMIA LUDOVICENSE: um estudo dos nomes de 22 bairros de São Luís.

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

CURVELO-MATOS, Heloísa Reis. Estudo toponímico dos nomes de bairros de São Luís/MA. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 25, n. 43, p. 32–49, 2018. DOI: 10.12957/matraga.2018.32129. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/32129. Acesso em: 16 jul. 2025.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos