Biographie et fiction || Biografia e ficção

Autores

  • Robert Dion Universidade do Quebec em Montreal Département d'études littéraires Université du Québec à Montréal

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2017.31594

Palavras-chave:

Biografia. Ficção. Biografia literária. Transposição.

Resumo

As relações entre biografia e ficção constituem, historicamente, uma espécie de retorno a uma tradição anterior à biografia moderna e positivista, a um estado de indistinção que caracterizava as vidas históricas como vidas ficcionais. A biografia passou, ao longo do tempo, a ser vista em sua dimensão discursiva, para além do quadro estritamente literário, o que se deu por meio de invasões entre gêneros, consideradas como transgressões. Posteriormente, a biografia literária foi sendo reelaborada pela ficcionalização da história de uma vida, privilegiando-se o caráter estético sobre o histórico ou científico, momento em que deixou de ser valorizada como subgênero histórico, centrada nas realizações dos grandes homens, para cumprir outro papel, literalizada. Com tais ideias em mente, o presente artigo tratará da noção de transposição como via de acesso às diversas configurações biográficas contemporâneas segundo diferentes estratégias de uso da ficção. Com base em um corpus biográfico composto por obras de Chistopher Ransmayr, Eric Koch, Victor-Lévy Beaulieu e Pierre Mertens, entre outros, a transposição será analisada em três dimensões: a do vivido, a da obra e a da crítica. O primeiro modo de transposição está ligado à transferência da realidade ao escrito, reconfigurando o passado em outro tempo. O segundo tipo contempla as relações entre o biógrafo e a obra do biografado, quando se enxertam escritas para fazer reverberar a obra na vida. A terceira dimensão da transposição diz respeito à ficcionalização da crítica, ao valor cognitivo das formas contemporâneas do biográfico, processo em que a interpretação e o comentário vêm a revivificar a leitura de uma obra.

---

Original em francês.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.31594

 

 

Biografia do Autor

Robert Dion, Universidade do Quebec em Montreal Département d'études littéraires Université du Québec à Montréal

Professor titular e pesquisador do Departamento de Estudos Literários da Université du Québec à Montréal (UQÀM) e membro do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Littérature et la Culture Québécoises (CRILCQ). Atua nos seguintes temas: biografia literária, te­orias de gêneros, estudos interculturais e hermenêutica literária e integra, atualmente, os projetos “Poétiques et esthétiques du contemporain” [“Po­éticas e estéticas do contemporâneo”] e “Porosité des pratiques narratives contemporaines au Québec” [“Porosidade das práticas narrativas contem­porâneas no Quebec”], entre outros. É autor dos livros Une distance cri­tique (2011), Le moment critique de la fiction ([1997] 2009) e co-autor de Écrire l’écrivain: formes contemporaines de la vie d’auteur (2010).

 

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Dion, R. (2017). Biographie et fiction || Biografia e ficção. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 24(42), 555–575. https://doi.org/10.12957/matraga.2017.31594