A metafunção interpessoal nos gêneros 'relato' e 'sentença': contribuições linguísticas para o ensino de Direito

Autores

  • Tiago de Aguiar Rodrigues Universidade de Brasília Universidade Católica de Brasília Colégio Militar de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2018.30731

Palavras-chave:

metafunção interpessoal, MODO, gêneros do discurso, ensino.

Resumo

 Este trabalho analisa a construção do sistema do modo oracional em textos dos gêneros relato e sentença, produzidos por estudantes do primeiro semestre do curso de Direito de uma faculdade particular de Brasília. O objetivo é discutir a importância da metafunção interpessoal para os estudantes compreenderem como a linguagem evidencia papéis sociais e identidades, em especial no âmbito do Direito. Para atingir esse objetivo, em um primeiro momento, justifica-se a escolha da Lin­guística Sistêmico-funcional (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2014; FUZER & CABRAL, 2010; NEVES, 2007; VIAN JR, 2009; e SIL­VA, 2010) como aporte teórico da pesquisa. Em seguida, definem-se o sistema MODO, bem como os elementos que o constituem (modo (finito + Sujeito) e resíduo (predicador + complemento + adjunto)), e se relaciona a discussão de modalidade a gêneros discursivos (SILVA, 2010). Na sequência, contextualiza-se o desenvolvimento da atividade de escrita em sala de aula e a constituição do corpus. Na seção de aná­lise de resultados, cruzam-se as análises com os pressupostos teóricos. Os dados mostraram que os alunos, mesmo antes de terem explicações teóricas sobre os gêneros em questão, têm conhecimento prévio sobre as relações interpessoais nesses gêneros, principalmente na sentença, em que é possível definir melhor o actante principal: o juiz. Esses re­sultados comprovam a necessidade de se trabalhar, em sala de aula, aspectos léxico-gramaticais vinculados às condições de produção dos gêneros, bem como sugerem que a metafunção interpessoal pode ser um pontapé inicial para se discutir papéis sociais com estudantes que estão iniciando sua formação no ensino superior.

Biografia do Autor

Tiago de Aguiar Rodrigues, Universidade de Brasília Universidade Católica de Brasília Colégio Militar de Brasília

Doutor em Linguística pela Univer­sidade de Brasília. Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (2011). Possui graduação em Letras - Português (Bacharelado (2009) e Licenciatura (2007)) e Letras - Inglês (Licenciatura) (2012) pela Univer­sidade de Brasília. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística. Atualmente é professor nível DI-II do Colégio Militar de Brasília e revisor de textos da Editora Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

Rodrigues, T. de A. (2018). A metafunção interpessoal nos gêneros ’relato’ e ’sentença’: contribuições linguísticas para o ensino de Direito. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 25(43), 13–31. https://doi.org/10.12957/matraga.2018.30731

Edição

Seção

Estudos Linguísticos