Contornos do espaço autobiográfico: o autorretrato literário em Sergio Kokis

Autores

  • Luciano Passos Moraes Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2017.30202

Palavras-chave:

Autorretrato. Espaço autobiográfico. Escri¬tas de si. Literaturas migrantes. Sergio Kokis.

Resumo

Entre as diversas (e controversas) modalidades das escritas de si, o autorretrato literário permanece um terreno pouco explorado te­oricamente. Embora o termo emprestado às artes visuais já integre a escrita literária há muito tempo, sua conceitualização continua escorregadia, sobretudo na literatura contemporânea, em que se observa uma hibridação de diversos subgêneros do autobiográfico. No intuito de contribuir à reflexão acerca da projeção de si nessa categoria da autoescrita, propõe-se no presente trabalho, inicial­mente, uma atualização de ideias de Michel Beaujour, crítico que se debruçou sobre o tema nos anos 1980, em diálogo com as re­centes análises de Robert Dion e Frances Fortier. Tal empreitada oferece base teórica para uma análise de textos autobiográficos do pintor e escritor de origem brasileira radicado no Quebec Sergio Kokis, em especial, da obra L’amour du lointain (2012), autorre­trato literário que tem como mote o mergulho nos bastidores de sua criação ficcional. Extrapolando o exercício da autoanálise, Kokis propõe nesse texto uma revisão das bases de sua escrita romanesca, ao retraçar certos caminhos do vivido para contribuir igualmente à crítica literária e à impressão de sua experiência como leitor e pintor, sem deixar de revelar as inconsistências e contrariedades dos rótulos da escrita autobiográfica.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.30202

 

Biografia do Autor

Luciano Passos Moraes, Colégio Pedro II

Docente do Colégio Pedro II, Departa­mento de Francês. Possui graduação em Letras Português/Francês, mes­trado em História da Literatura pela Universidade Federal do Rio Gran­de (FURG) e doutorado em Estudos de Literatura/Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio na Université du Québec à Montréal (UQAM). Atua principalmente nas seguintes áreas: literaturas francófonas, escritas migrantes, escritas de si e tradução, desenvolvendo atualmente o projeto de pesquisa “Leituras da francofonia: identidade e trânsito intercultural”, vinculado ao Núcleo de Estudos Franco-Brasileiros (NEFB/CP2).

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Moraes, L. P. (2017). Contornos do espaço autobiográfico: o autorretrato literário em Sergio Kokis. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 24(42), 694–711. https://doi.org/10.12957/matraga.2017.30202