As descomposturas de Céline: encenação autoral e teatralidade no espaço público

Autores

  • Daniel Teixeira da Costa Araujo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Pós-Doutorando

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2017.29550

Palavras-chave:

Louis-Ferdinand Céline. Entrevistas. Postura de autor. Encenação autoral. Espaço público.

Resumo

Baseando-se nas considerações de Jérôme Meizoz sobre o conceito de postura de autor, este artigo tem por objetivo fazer uma análise da encenação autoral empreendida por Louis-Ferdinand Céline notadamente no âmbito do espaço público de entrevistas, apontando- -se para seus transbordamentos na obra literária do autor. Destaque será dado a um particular efeito retroativo observado por Meizoz, no qual a persona do autor que figura nas obras parece determinar o comportamento do escritor enquanto instância civil. Tal embaralhamento das instâncias autorais teria papel fundamental na criação de uma mitologia pessoal de Céline, marcada por um movimento de autodenegação.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.29550

 

Biografia do Autor

Daniel Teixeira da Costa Araujo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Pós-Doutorando

Doutor em Letras Neolatinas: Literaturas em lín­gua francesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), Mes­tre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universida­de Católica de Minas Gerais (2013) e Bacharel em Letras pela Universi­dade Federal de Minas Gerais (2005) realiza atualmente pós-doutorado na UFRJ sobre o tema da violência na obra de Louis-Ferdinand Céline. Tem atuado principalmente nos temas literatura francesa, didática do francês como língua estrangeira e tradução e pesquisado sobre processos de des­colonização, representações da violência na literatura e intelectualidade decolonial.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Araujo, D. T. da C. (2017). As descomposturas de Céline: encenação autoral e teatralidade no espaço público. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 24(42), 651–679. https://doi.org/10.12957/matraga.2017.29550