Revisitando a aquisição do ataque ramificado CCV: estágios do desenvolvimento silábico

Autores

  • Andressa Toni Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2017.28574

Palavras-chave:

Fonologia, Aquisição de linguagem, Estágios de desenvolvimento, Sílaba, Ataque ramificado

Resumo

Este artigo trata de discutir a manifestação de estágios de desenvolvimento no percurso de aquisição de sílabas de ataque ramificado CCV (Consoante1+Consoante2+Vogal) do Português Brasileiro – estrutura presente em palavras como ‘bruxa’, ‘blusa’, ‘prato’, ‘placa’. Retomando os resultados de Teixeira (1988), Lamprecht (1993), Ávila (2000), Ribas (2002), Staudt (2008) e Baesso (2009), o artigo examina possíveis motivações à observação (ou não) de estágios in­termediários no desenvolvimento infantil. Investiga-se se as motivações podem residir i) numa tendência geral do percurso de aquisição fonológica – tal como observado na aquisição de outras estruturas silábicas, como a coda CVC; ii) no desenvolvimento individual de cada criança; ou iii) em efeitos metodológicos relativos ao tipo de coleta de dados. Para verificar tais motivações, analisam-se dados naturalísticos de 3 sujeitos, acompanhados quinzenalmente, e dados experimentais de 49 sujeitos, obtidos num teste de repetição de palavras e pseudopalavras. Os resultados apontam que o tipo de coleta de dados pode afetar a observação de estágios do desenvolvimento silábico em contexto naturalístico, uma vez que o desbalanceamento da quantidade de alvos CCV e de sua combinação fonotática pode afetar a determinação de estratégias como a seleção lexical e os alvos/direção das substituições em CCV. O desenvolvimento individual mostrou-se correlacionado às tendências fonológicas gerais assinaladas por Teixeira (1988) e Lamprecht (1993), à medida que tais generalizações podem atuar na limitação dos diferentes percursos possíveis à criança na aquisição CCV. O estudo sugere, ainda, que o tipo de estratégia empregado em reparo ao CCV também depende do desenvolvimento silábico infantil.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.28574

Biografia do Autor

Andressa Toni, Universidade de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo, com bolsa CNPq. Mestre em Letras também pelo Programa de Pós-graduação do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com bolsa CNPq. Concluiu graduação em Letras pela Universidade de São Paulo, com habilitação em Português e Linguística. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição de Fonologia, atuando principalmente em temas relacionados à aquisição silábica, especialmente do ataque ramificado CCV, e à aquisição de processos fonológicos opcionais da fala adulta, tais como a palatalização de oclusivas alveolares, o vozeamento de fricativas alveolares e a haplologia silábica.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Toni, A. (2017). Revisitando a aquisição do ataque ramificado CCV: estágios do desenvolvimento silábico. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 24(41), 341–364. https://doi.org/10.12957/matraga.2017.28574

Edição

Seção

Estudos Linguísticos