A produção da vogal átona final /e/ em português brasileiro (L1) e espanhol (L2) – um estudo exploratório

Autores

  • Bruna da Rosa de Los Santos Universidade Federal do Rio Grande
  • Ubiratã Kickhöfel Alves Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2017.28550

Palavras-chave:

bilinguismo, espanhol (L2), status cognato, experiência com a L2, produção vocálica.

Resumo

Este artigo apresenta um experimento sobre a produção da vogal átona final /e/, por aprendizes sul-riograndenses de espanhol (L2). Procuramos testar o efeito das variáveis status cognato e tempo de estudo formal da L2 (Grupo A: três anos de estudo; Grupo B: entre quatro e seis anos de estudo). As produções das vogais finais das palavras-alvo, que se encontravam em frases-veículo, foram analisadas acusticamente. Os resultados encontrados mostraram um efeito de língua, o que indica que os aprendizes de espanhol fazem a distinção entre a vogal átona /e/ do português e a do espanhol, em termos de altura e anterioridade/posterioridade. Entretanto, não foi encontrado nenhum efeito quanto ao status cognato e quanto ao tempo de experiência na L2. Tais resultados despertam a discussão acerca do papel da variável referente ao status cognato nas produ­ções orais de aprendizes com maior tempo de estudo da L2.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.28550

Biografia do Autor

Bruna da Rosa de Los Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Mestranda do curso de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Área de concentração: Psicolinguística.

Ubiratã Kickhöfel Alves, Universidade Federal do Rio Grande

Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2017-07-14

Como Citar

de Los Santos, B. da R., & Alves, U. K. (2017). A produção da vogal átona final /e/ em português brasileiro (L1) e espanhol (L2) – um estudo exploratório. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 24(41), 478–496. https://doi.org/10.12957/matraga.2017.28550

Edição

Seção

Estudos Linguísticos