A emergência da líquida lateral /l/ na fala de uma criança: uma análise longitudinal

Autores

  • Tayse Feliciano Marques Universidade Federal de Santa Catarina
  • Izabel Christine Seara Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristiane Lazzarotto-Volcão Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2017.28509

Palavras-chave:

Fonética. Fonologia. Aquisição da linguagem.

Resumo

Neste trabalho, é investigada, quantitativa e qualitativamente, a emergência da líquida lateral /l/ na fala de uma criança acompanhada longitudinalmente entre 1:9 (um ano e nove meses) e 2:4 (dois anos e quatro meses). Para tanto, foram analisadas trinta e quatro produções relacionadas à palavra /eSˈtɾela/ e verificaram-se cinco variantes de realização, sendo elas: [ˡteɐ], [ˡtejɐ] [ˡtejlɐ], [ˡteʎɐ] e [ˡtelɐ]. Cada uma dessas variantes foi analisada qualitativamente, com base na trajetória dos formantes e na intensidade (energia) dos sons exibida nos espectrogramas, e quantitativamente, por meio da análise dos valores das frequências dos formantes e, sobretudo, através da diferença entre F2-F1, necessária à verificação do grau de posteriorização das laterais produzidas. A partir das análises dos formantes, foram constatadas produções intermediárias e gradientes na fala do sujeito na tentativa de aproximar-se do alvo — a lateral alveolar. Essas gradiências só puderam ser verificadas com base nas análises acústicas aqui detalhadas. Os valores resultantes da diferença entre F2-F1 nos auxiliaram na observação da produção do som-alvo, pois verificou-se que, quando a diferença entre esses dois formantes diminui, as produções aproximam-se da lateral alveolar.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.28509

Biografia do Autor

Tayse Feliciano Marques, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e licenciada em Letras Língua Portuguesa e Literaturas pela mesma universidade (2013). Atualmente é doutoranda do programa de Pós-Graduação em Linguística (UFSC), na linha de pesquisa A fala do ponto de vista perceptual-acústico-articulatório e os modelos fonológicos.

Izabel Christine Seara, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Professora Associada III da UFSC, atuando na Graduação em Letras - Português e no Programa de Pós Graduação em Linguística na área: Teoria e Análise Linguística (Linha de Pesquisa: A fala do ponto de vista perceptual-acústico-articulatório e os modelos fonológicos). Tem Pós-Doutorado pela Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle (Paris-França), realizado no Laboratoire de Phonétique et Phonologie. Seus temas de pesquisa são: entoação - prosódia e suas interfaces, detalhamento acústico de segmentos de fala, síntese e reconhecimento de fala e interfonologia francês/português brasileiro.

Cristiane Lazzarotto-Volcão, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre (2005) e Doutora (2009) em Letras (Línguística Aplicada) pela Universidade Católica de Pelotas. É professora associada do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina, onde ministra aulas nos Cursos de Graduação em Letras e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística. No momento, coordena projeto de pesquisa, cujo tema é o processo de aquisição fonológica em crianças brasileiras e portuguesas com aquisição típica e atípica.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Feliciano Marques, T., Seara, I. C., & Lazzarotto-Volcão, C. (2017). A emergência da líquida lateral /l/ na fala de uma criança: uma análise longitudinal. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 24(41), 365–392. https://doi.org/10.12957/matraga.2017.28509

Edição

Seção

Estudos Linguísticos