“Como você se relaciona com a comida?” A construção da identidade feminina no discurso midiático sobre o emagrecimento

Autores

  • Débora de Carvalho Figueiredo UNISUL

Palavras-chave:

discurso, identidade, revistas femininas, culto ao corpo, emagrecimento.

Resumo

O culto ao corpo, marcado por uma preocupação com a apresentação e a forma do corpo a fim de aproximá-lo de um ideal hegemônico de beleza magra, é um fenômeno contemporâneo, criado, sustentado e reforçado por uma gama de discursos públicos e privados, e por uma rede de práticas discursivas e sociais que incluem os exercícios físicos, as dietas, o uso de produtos cosméticos, e a cirurgia plástica. Neste trabalho, discuto, a partir da perspectiva da análise crítica do discurso, dos estudos culturais e da sociologia, como o discurso de revistas femininas sobre dietas e emagrecimento opera, em conjunto com outros discursos, na construção e reconstrução de identidades femininas pósmodernas. Para tanto, analiso dois textos sobre dietas coletados em duas revistas femininas brasileiras voltadas para a temática do corpo: Boa Forma e Corpo a Corpo. A análise indica que esses textos desempenham um forte papel pedagógico de controle corporal, premiando quem é capaz de internalizar as técnicas de autodisciplina corporal, e apontando os riscos sociais e subjetivos para aquelas que se deixarem levar pelos prazeres da “gula”.

Biografia do Autor

Débora de Carvalho Figueiredo, UNISUL

Doutora em inglês (UFSC), é pro­fessora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul, SC. Sua área central de atuação é a análise crítica do discurso (ACD). A autora tem artigos publicados nacional e internacionalmente em periódicos ( the ESPecialist, Intercâmbio, Linguagem em Discurso, Journal of Pragmatics ) e em livros ( Genres in a Changing World ( Clearinghouse/ Parlor Press), Linguagem e Gênero no Trabalho, na Mídia e em Outros Contextos (2006, EdUFSC), Systemic Functional Linguistics and Critical Discourse Analysis (2002, Macmillan), Language in the Legal Process (2000, Palgrave).

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Figueiredo, D. de C. (2008). “Como você se relaciona com a comida?” A construção da identidade feminina no discurso midiático sobre o emagrecimento. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(22). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27915

Edição

Seção

Estudos Linguísticos