“Como você se relaciona com a comida?” A construção da identidade feminina no discurso midiático sobre o emagrecimento

Débora de Carvalho Figueiredo

Resumo


O culto ao corpo, marcado por uma preocupação com a apresentação e a forma do corpo a fim de aproximá-lo de um ideal hegemônico de beleza magra, é um fenômeno contemporâneo, criado, sustentado e reforçado por uma gama de discursos públicos e privados, e por uma rede de práticas discursivas e sociais que incluem os exercícios físicos, as dietas, o uso de produtos cosméticos, e a cirurgia plástica. Neste trabalho, discuto, a partir da perspectiva da análise crítica do discurso, dos estudos culturais e da sociologia, como o discurso de revistas femininas sobre dietas e emagrecimento opera, em conjunto com outros discursos, na construção e reconstrução de identidades femininas pósmodernas. Para tanto, analiso dois textos sobre dietas coletados em duas revistas femininas brasileiras voltadas para a temática do corpo: Boa Forma e Corpo a Corpo. A análise indica que esses textos desempenham um forte papel pedagógico de controle corporal, premiando quem é capaz de internalizar as técnicas de autodisciplina corporal, e apontando os riscos sociais e subjetivos para aquelas que se deixarem levar pelos prazeres da “gula”.


Palavras-chave


discurso; identidade; revistas femininas; culto ao corpo; emagrecimento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 


ISSN 1809-3507 | DOI: 10.12957/matraga


Palimpsesto é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ:

UERJ >> Instituto de Letras >> Programa de Pós-graduação em Letras

 


Indexado nas seguintes bases:

 

Periodicos CAPES Latindex Find in a library with WorldCat MLA Livre DRJI MIAR BASE Logo University of Texas Libraries   UCLA Library University of Wisconsin - Madison Libraries EZB Google Acadêmico DOAJ Journal Tocs DOAJ


Licença Creative Commons

A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.