“Como você se relaciona com a comida?” A construção da identidade feminina no discurso midiático sobre o emagrecimento
Palavras-chave:
discurso, identidade, revistas femininas, culto ao corpo, emagrecimento.Resumo
O culto ao corpo, marcado por uma preocupação com a apresentação e a forma do corpo a fim de aproximá-lo de um ideal hegemônico de beleza magra, é um fenômeno contemporâneo, criado, sustentado e reforçado por uma gama de discursos públicos e privados, e por uma rede de práticas discursivas e sociais que incluem os exercícios físicos, as dietas, o uso de produtos cosméticos, e a cirurgia plástica. Neste trabalho, discuto, a partir da perspectiva da análise crítica do discurso, dos estudos culturais e da sociologia, como o discurso de revistas femininas sobre dietas e emagrecimento opera, em conjunto com outros discursos, na construção e reconstrução de identidades femininas pósmodernas. Para tanto, analiso dois textos sobre dietas coletados em duas revistas femininas brasileiras voltadas para a temática do corpo: Boa Forma e Corpo a Corpo. A análise indica que esses textos desempenham um forte papel pedagógico de controle corporal, premiando quem é capaz de internalizar as técnicas de autodisciplina corporal, e apontando os riscos sociais e subjetivos para aquelas que se deixarem levar pelos prazeres da “gula”.
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