Alteridades individuais: o outro no/do texto

Autores

  • Darcilia Simões UERJ-PUCSP-FBCJ
  • Flavio García UERJ-UFRJ-UNISUAM

Palavras-chave:

texto e discurso, domínio da língua e poliglossia interna, alteridade individual.

Resumo

Pretende-se com o presente artigo desenvolver uma reflexão crítica sobre o desdobramento do sujeito-autor em personas que falam no texto, ao mesmo tempo que se propõe a figura da alteridade individual. Focaliza-se a alteridade como manifestação das personagens (significando as diversas máscaras [= personas] que integram nosso eu, segundo suas interações e formam nossa personalidade). O estudo busca enfocar a relação entre o locus discursivo e a eleição do estilo lingüístico. Ao longo da análise, tecem-se considerações acerca do domínio da multiplicidade lingüística necessária aos desdobramentos dos sujeitos no exercício de papéis discursivo-textuais distintos. Assim sendo, busca-se perseguir a teoria da poliglossia interna à língua (a hipótese do poliglota na própria língua) e sua materialização nos textos. A análise se desenvolve numa perspectiva cruzada entre sóciointeracional e semiótico-funcional. Por estas matrizes teóricas, são levantados signos que possam icônica ou indicialmente promover a identificação dos desdobramentos discursivo-textuais do sujeito-autor. A materialização das mudanças estilísticas é observada por meio da reconstituição de possíveis trilhas sígnicas recuperadas na configuração das relações e mecanismos sintático- semânticos apuráveis na organização discursivo-textual.

Biografia do Autor

Darcilia Simões, UERJ-PUCSP-FBCJ

Doutora em Letras Vernáculas (UFRJ,1994) e tem Pós-doutorado em Comunicação & Semiótica (PUC-SP, 2007). Criou e lidera o GRPesq Semiótica, Leitura e Produção de Textos (SELEPROT). É representante nacional na FELS. É membro da Diretoria AILP e do Banco de Avaliadores do SINAES. Coordena as Publicações Dialogarts. É assessora pedagógica da FBCJ. Orientou quase 200 trabalhos acadê­micos de conclusão de curso. É coordenadora o Programa de Doutora­do em Língua Portuguesa (UERJ).

Flavio García, UERJ-UFRJ-UNISUAM

Doutor em Letras (PUC-RJ, 1999), na área de concentração em Literatura Portuguesa, e está concluindo estágio pós-doutoral em Poética (UFRJ). É líder do Grupo de Pesquisa, Diretório CNPq, “Estudos Literários: Literatura; outras linguagens; outros discur­sos”. É membro do Banco de Avaliadores do SINAES (instituições e cursos). Coordena o SePEL.UERJ – Seminário Permanente de Estudos Literários da UERJ (http://www.sepel.uerj.br) e co-coordena o Publica­ções Dialogarts (http://www.dialogarts.uerj.br). Tem orientado vários bolsistas de Iniciação Científica (CNPq, FAPERJ e UERJ).

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Simões, D., & García, F. (2008). Alteridades individuais: o outro no/do texto. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(22). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27914

Edição

Seção

Estudos Linguísticos