Escrita, alteridade e autoria em análise do discurso

Autores

  • Carmen Lúcia Hernandes Agustini UFU
  • Evandra Grigoletto UPF

Palavras-chave:

Análise do Discurso, escrita, alteridade, autoria, sujeito.

Resumo

No presente artigo, buscamos discutir a relação entre os conceitos de escrita, alteridade e autoria no quadro teórico da Análise do Discurso de linha francesa, a fim de mostrar que a relação do sujeito com a escrita põe em relevo questões que transcendem a concepção de que a escrita seja mera forma de representação da oralidade, um meio de mantê-la. A escrita é espaço de memória, meio de subjetivação, de construção identitária e, por isso, traz em si a alteridade constitutiva do sujeito. Nesse espaço de produção de um efeito-sujeito, a autoria se dá sob o exílio do sujeito, uma vez que há uma decalagem entre aquele que escreve e o sujeito ali produzido como evidência subjetiva e unidade imaginária. É, portanto, partindo dessas ilusões – de evidência, unidade e origem do sentido – que o sujeito se constitui autor de um texto, (des)construindo memória(s), num constante movimento entre singularidade e alteridade.

Biografia do Autor

Carmen Lúcia Hernandes Agustini, UFU

Doutora em Lingüística pela Unicamp e atua como docente na graduação e na pós-graduação do Instituto de Le­tras e Lingüística da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisa na área de Análise do Discurso, Semântica e Lingüística da Enunciação. Participa de Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq. Publicou o livro A estilística no discurso da gramática com financiamento da FAPESP; além de artigos em periódicos nacionais da área.

Evandra Grigoletto, UPF

Doutora em Teorias do Texto e do Discurso pela UFRGS. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da UPF. Atua como pesquisadora e orientadora na linha “Diver­sidade Lingüística e Identidade Cultural”. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso (GEPAD-RS). É autora de vários arti­gos em revistas e livros, com enfoque em temas relacionados ao discur­so midiático, e do livro Sob o rótulo do novo, a presença do velho: análise do funcionamento da repetição e das relações divino/temporal no discurso da Renovação Carismática Católica.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Agustini, C. L. H., & Grigoletto, E. (2008). Escrita, alteridade e autoria em análise do discurso. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(22). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27912

Edição

Seção

Estudos Linguísticos