Do discurso citado à circulação dos discursos: a reformulação bakhtiniana de uma noção gramatical

Autores

  • Dóris de Arruda C. da Cunha UFPE/CNPq

Palavras-chave:

discurso citado, circulação dos discursos, postulados bakhtinianos.

Resumo

Neste artigo, fazemos uma síntese, sem pretensão de exaustividade, dos estudos sobre o discurso citado, evidenciando como a teoria bakhtiniana abriu o caminho para a reformulação de uma noção gramatical e para um campo de pesquisa, apenas vislumbrado no fim dos anos setenta pela lingüística francesa da enunciação. Neste momento, alguns trabalhos sobre o ensino de línguas definem o discurso direto, uma suposta retomada da forma literal do discurso original, como uma retomada de outra enunciação. Nos últimos trinta anos, a literatura consagrada ao tema analisou as relações formais, morfossintáticas, semânticas e pragmáticas entre dois discursos. Ora, partindo do princípio dialógico da linguagem, todo discurso citante pode tornar-se discurso citado, num fenômeno telescópico de encaixes sucessivos. Decorrem daí os casos de condensação, dispersão, reacentuação do semantismo e do posicionamento dos enunciadores. A análise de um corpus, constituído de uma denúncia publicada em revista de circulação nacional e de artigos de jornais que retomam a denúncia, ilustra os avanços teóricos da proposta bakhtiniana. Mostra os discursos como circulantes e o discurso citado como fenômeno relacional e aponta para novas possibilidades de se trabalhar no ensino com fenômenos de circulação dos discursos, passando pelos esquemas de transmissão, discurso direto, indireto e indireto livre.

Biografia do Autor

Dóris de Arruda C. da Cunha, UFPE/CNPq

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade de Paris V (1990), é professora associada nos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da UFPE, onde orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado. Faz parte do Ci-Dit, (www.ulb.ac.be/philo/serlifra/ci-dit/) e do NELFE (Núcleo de Estudos Lingüísticos da Fala e da Escrita). É autora do livro Discours rapporté et circulation de la parole , publicado pelas Editoras Peeters e Louvain-la-Neuve e de artigos e capítulos de livros publicados em periódicos, anais de congressos e livros nacionais e internacionais. É pesquisadora do CNPq.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Cunha, D. de A. C. da. (2008). Do discurso citado à circulação dos discursos: a reformulação bakhtiniana de uma noção gramatical. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(22). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27911

Edição

Seção

Estudos Linguísticos