La voz ajena y la alteridad en los libros de texto. Un estudio polifónico-argumentativo en textos escolares argentinos

Autores

  • Carolina L. Tosi UBA

Palavras-chave:

livro-texto, alteridade, cenografia enunciativa, polifonia, aspas.

Resumo

O objetivo deste trabalho é estudar as formas de configuração da alteridade no gênero livro-texto escrito em espanhol. Num corpus de nove livros-texto de nível secundário publicados na Argentina correspondentes a três disciplinas (Língua, Ciências Sociais e Ciências Naturais), analisam-se, em primeiro lugar, as formas da referência ao discurso do outro em cenografias enunciativas (scénographie énonciative, MAINGUENEAU, 1999 e 2004), que sem dúvida constituem os espaços mais evidentes da alteridade nesse gênero. São também abordados os mecanismos da alusão a vozes alheias dentro dos segmentos explicativos e as diferentes atitudes adotadas pelo autor. Nesse marco, estudamos as marcas da heterogeneidade mostrada marcada (AUTHIER, 1994), por um lado, as aspas e, pelo outro, o itálico e o negrito, que permitem ao autor se referir e comentar outros discursos. Considera-se que as cenografias são utilizadas para incorporar em forma explícita discursos que funcionam como aval da exposição, enquanto que outros elementos micro discursivos, como as aspas e o uso especial de tipografia, introduzem dentro do corpo teórico a alteridade e o ponto de vista do autor em forma solapada, acorde com as normas do gênero.

---

Artigo em espanhol.

Biografia do Autor

Carolina L. Tosi, UBA

Mestranda em Análise do discurso e licenciada em Letras pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Atualmente é pes­quisadora e professora no Ciclo Básico Comum dessa mesma institui­ção. O artigo publicado neste número apresenta resultados de sua pesqui­sa de Mestrado e integra os Projetos UBACyT F 127 e PICT 32995 coordenados pela Profª Drª María Marta García Negroni (Instituto de Lingüística, UBA), nos quais se analisam aspectos polifônicos e argumentativos do discurso acadêmico em relação com sua produção, correção e edição.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Tosi, C. L. (2008). La voz ajena y la alteridad en los libros de texto. Un estudio polifónico-argumentativo en textos escolares argentinos. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(22). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27910

Edição

Seção

Estudos Linguísticos