Trocando em miúdos

Autores

  • Luciana Salgado UNICAMP

Palavras-chave:

autoria, edição de texto, progressão textual.

Resumo

É provável que se possa falar, hoje, em práticas editoriais lingüísticas e práticas lingüísticas editoriais. As primeiras são características de um texto escrito destinado à publicação – tratase de material lingüístico que demanda procedimentos técnicos como catalogação, normalizações, relativos ao próprio suporte e a sua circulação. As outras, estreitamente ligadas a estas, são um fenômeno decorrente tanto do desenvolvimento das teorias lingüísticas ao longo do século XX, como das demandas que se configuraram quanto à formação de leitores, às teorias e práticas decorrentes e à expressiva multiplicação de títulos e autores. Considerando as práticas lingüísticas editoriais em sua dinâmica histórica, focalizam-se aqui textos submetidos a tratamento editorial, nos quais se estabelece uma interlocução no corpo do original, abrindo-se, com isso, novas tramas e percursos. Com base na Lingüística Textual que entende os textos como “lugar de movimento”, pode-se observar que os textos autorais em trajeto editorial, mesmo que nunca destituam seus autores, permitem movimentos em seus traços idiossincráticos.

Biografia do Autor

Luciana Salgado, UNICAMP

Doutoranda no IEL, UNICAMP. Sua pesquisa se concentra na dinâmica do mercado editorial, notadamente na refle­xão sobre autoria. Tem artigos publicados em periódicos especializados e também se dedica à difusão do conhecimento lingüístico, participan­do de coletâneas como a recém-lançada Desafios do Consumo (Vozes, 2007), na qual figura entre pesquisadores de diversos campos convida­dos a discutir temas contemporâneos. É assessora de projetos editoriais coletivos, dentre os quais o do Instituto do Grêmio Politécnico para o Desenvolvimento da Educação.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Salgado, L. (2008). Trocando em miúdos. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(22). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27909

Edição

Seção

Estudos Linguísticos