Literatura e pensamento: a lógica da ambigüidade e a lógica da não-contradição

Autores

  • Claudia Caimi UNIJUI-RS

Palavras-chave:

Imaginação, ludismo, razão, mimese, saber.

Resumo

Este texto propõe a discussão do lugar da imaginação e do lúdico na formação do saber. Apresenta o discurso filosófico grego como a origem do pensamento racional ocidental, que se constitui a partir da oposição com o pensamento veiculado no discurso mitopoético. Caracteriza o discurso da razão a partir de uma lógica da não contradição e o discurso mito-poético constituído por uma lógica da ambigüidade. Também é evidenciada a continuidade dessa divisão no pensamento do séc. XVII, a partir da afirmação da confiança em uma razão que se funda na lógica causal e opositiva, contraposta por Vico, através da caracterização do pensamento poético, que apresenta uma lógica da semelhança, em que a analogia e a repetição constituem os universais poéticos. O saber produzido pelo pensamento mito-poético acolhe a experiência e as possibilidades de produzir conhecimento oferecidas pela abertura à pluralidade, à alteridade e ao descentramento da subjetividade.

Biografia do Autor

Claudia Caimi, UNIJUI-RS

Doutora em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é profes­sora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Litera­tura e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: mímeses - imaginário – poesia, representação, ensino de literatura e Osman Lins – cultura – televisão – conhecimento – comunicação.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Caimi, C. (2008). Literatura e pensamento: a lógica da ambigüidade e a lógica da não-contradição. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(22). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27908

Edição

Seção

Estudos Linguísticos