“A guerra dos carneiros gays”: a (re)construção do fantasma da eugenia sexual no discurso midiático

Autores

  • Branca Falabella Fabrício UFRJ
  • Luiz Paulo da Moita Lopes UFRJ

Palavras-chave:

Discurso Midiático, Sexualidade, Análise Positiva do Discurso.

Resumo

A emergência pública da identidade e cultura gay tem gerado um intenso debate sobre as sexualidades na mídia, que tradicionalmente se pauta por uma abordagem fisicalista, localizando o desejo sexual e sua expressão na biologia de nossos corpos. Ao problematizar tal visão, deslocando-a para o domínio sóciodiscursivo, desejamos colaborar para o design de um horizonte futuro no qual as sexualidades não sejam aprisionadas pelo binômio homo/ hetero nem tampouco por abordagens fisiológicas. É justamente a possibilidade de produção de novos sentidos que nos leva a examinar práticas discursivas na mídia através da proposta de articulação de ações desconstrutivistas (em práticas discursivas hegemônicas) e positivas (em práticas discursivas inovadoras) em Análise Positiva do Discurso (MARTIN, 2004). Associando tais ações à Teoria dos Posicionamentos (DAVIES; HARRÉ, 1999) e a categorias da Sociolingüística Interacional (TANNEN; WALLAT, 1987/1998), focalizamos um artigo sobre “carneiros gays”, publicado em um jornal de grande circulação no país. A análise mostra que, ao entrecruzar várias vozes, abrindo espaço para diferentes perspectivas, a matéria se posiciona de forma ambígua em relação ao paradigma biológico; deixa, portanto, uma brecha para a problematização do reducionismo de tal abordagem, o que configura a possibilidade de inaugurar significados inovadores sobre a sexualidade.

Biografia do Autor

Branca Falabella Fabrício, UFRJ

Doutora em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio e professora adjunta do Programa Interdisciplinar de Lin­güística Aplicada da UFRJ (www.letras.ufrj.br/salínguas). Fez parte de seu doutorado na Universidade de Lancaster, Grã-Bretanha. Sua pes­quisa abrange a construção de práticas discursivas, interacionais e identitárias em contextos institucionais (escola, mídia, trabalho, famí­lia etc.) com foco em processos de implementação de mudanças nesses contextos e no impacto identitário deles decorrentes. Tal pesquisa está publicada em revistas científicas e capítulos de livros no Brasil e no exterior.

Luiz Paulo da Moita Lopes, UFRJ

Professor titular da UFRJ, onde atua no Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada (www.letras.ufrj.br/salinguas), e pesquisador do CNPq. É também pes­quisador do Programa Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ. É Ph. D. em Lingüística Aplicada pela Universidade de Londres. Publicou os seguintes livros: Oficina de Lingüística Aplicada , 1996; Identidades Fragmentadas , 2001; Discursos de Identidades , 2003; Identidades. Re­cortes Multi e Interdisciplinares , 2003 (em colaboração), Por uma Lin­güística Aplicada Indisciplinar , 2006; e Performances , 2007 (em cola­boração). Tem artigos publicados em revistas e em livros no Brasil e no exterior.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Fabrício, B. F., & Lopes, L. P. da M. (2008). “A guerra dos carneiros gays”: a (re)construção do fantasma da eugenia sexual no discurso midiático. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(22). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27907

Edição

Seção

Estudos Linguísticos