“A guerra dos carneiros gays”: a (re)construção do fantasma da eugenia sexual no discurso midiático
Palavras-chave:
Discurso Midiático, Sexualidade, Análise Positiva do Discurso.Resumo
A emergência pública da identidade e cultura gay tem gerado um intenso debate sobre as sexualidades na mídia, que tradicionalmente se pauta por uma abordagem fisicalista, localizando o desejo sexual e sua expressão na biologia de nossos corpos. Ao problematizar tal visão, deslocando-a para o domínio sóciodiscursivo, desejamos colaborar para o design de um horizonte futuro no qual as sexualidades não sejam aprisionadas pelo binômio homo/ hetero nem tampouco por abordagens fisiológicas. É justamente a possibilidade de produção de novos sentidos que nos leva a examinar práticas discursivas na mídia através da proposta de articulação de ações desconstrutivistas (em práticas discursivas hegemônicas) e positivas (em práticas discursivas inovadoras) em Análise Positiva do Discurso (MARTIN, 2004). Associando tais ações à Teoria dos Posicionamentos (DAVIES; HARRÉ, 1999) e a categorias da Sociolingüística Interacional (TANNEN; WALLAT, 1987/1998), focalizamos um artigo sobre “carneiros gays”, publicado em um jornal de grande circulação no país. A análise mostra que, ao entrecruzar várias vozes, abrindo espaço para diferentes perspectivas, a matéria se posiciona de forma ambígua em relação ao paradigma biológico; deixa, portanto, uma brecha para a problematização do reducionismo de tal abordagem, o que configura a possibilidade de inaugurar significados inovadores sobre a sexualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.