O redemoinho de palavras. Análise do discurso, consciente, real, alteridade.

Autores

  • Marie-Anne Paveau Université de Paris 13-Villetaneuse / EA 452 CENEL

Palavras-chave:

análise do discurso, inconsciente, real, alteridade.

Resumo

O artigo tem como objetivo retomar conceitos fundadores da Análise do discurso francesa (ADF) e comentar reformulações sofridas por alguns deles ao longo do tempo. Enfoca, assim, aspectos teóricos que aproximaram a análise do discurso, o materialismo e a psicanálise, reexaminando-os a partir dos conceitos de inconsciente, real e alteridade e do conceito de discurso. Situa rumos epistemológicos da ADF e revisita algumas das noções de base propostas pelos estudos de M. Pêcheux, praticadas ainda hoje nas diferentes correntes da disciplina, assim como aborda outras que não mais correspondem às propostas nos textos originais do autor. Considera, por fim, que a análise do discurso tal como é praticada atualmente na França é resultado de evoluções epistemológicas inversas. Uma na qual se privilegia o foco da análise lingüística da língua, desvinculada da história (movimento internalista), e outra que a entende como extensão de uma sociologia da fala, desconsiderando a materialidade da língua e situando seu objeto na interação em geral (movimento externalista). Esse quadro constata que a ADF ao desmarxizar-se se “desmaterializa” por um lado e ao perder “a dimensão do inconsciente” tem subtraídos interesse e risco.

Biografia do Autor

Marie-Anne Paveau, Université de Paris 13-Villetaneuse / EA 452 CENEL

Professora de lingüística francesa na Uni­versidade de Paris 13 - Paris-Norte (Villetaneuse), membro do 452 CENEL (Centro de estudo dos novos espaços literários), e associada ao Céditec (Centro de estudo dos discursos, imagens, textos, escritos, co­municações). Trabalha com análise do discurso, na perspectiva da cognição social. Suas pesquisas versam sobre a articulação entre os quadros pré-discursivos (saberes, crenças, práticas) e a materialidade discursiva, e sobre a integração dos objetos naturais e culturais e tam­bém dos artefatos à elaboração dos discursos. Publicou, entre outros, Les prédiscours. Sens, mémoire, cognition, 2006 , e com G.-E. Sarfati, Les grandes théories de la linguistique. De la grammaire comparée à la pragmatique , 2003.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Paveau, M.-A. (2008). O redemoinho de palavras. Análise do discurso, consciente, real, alteridade. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(22). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27905

Edição

Seção

Estudos Linguísticos