Machado versus Eça versus Eça com Machado: algumas problemáticas luzes sobre o Primo Basílio

Autores

  • Luís Maffei UFF

Palavras-chave:

Machado, Eça, realismo, erotismo.

Resumo

Se foi extremamente desabonadora a crítica de Machado de Assis a’O primo Basílio, romance de Eça de Queirós, o grande ficcionista brasileiro acaba por fornecer, em seu texto, interessantes pistas para a leitura da obra do autor criticado. Diversos são os vieses do comentário: o realismo, as motivações das personagens, o erotismo, etc., e todos podem suscitar, mesmo que por divergência em relação a Machado, caminhos férteis para o entendimento d’O primo Basílio. Além disso, seguir a leitura machadiana é um interessante modo de perceber o quanto a literatura do próprio autor da crítica se modificou com o correr do tempo, e o quanto há de afinidade e desacordo entre Machado e Eça.

Biografia do Autor

Luís Maffei, UFF

Doutor em Literatura Portuguesa pela UFRJ e professor da UFF. Como poeta, publicou em 2006 seu livro de estréia, A , pela editora Oficina Raquel. Coordena uma coleção dedicada à recente poesia portuguesa, intitulada Portu­gal, 0 , também pela Oficina Raquel. Com textos publicados em diversos perió­dicos, como as revistas Camoniana , Metamorfoses e Telhados de vidro , é mem­bro do Pólo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras do Real Gabinete Por­tuguês de Leitura, no Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Maffei, L. (2008). Machado versus Eça versus Eça com Machado: algumas problemáticas luzes sobre o Primo Basílio. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(23). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27895