Literatura, música e o “Trio em lá menor”

Autores

  • Marcus Vinicius Nogueira Soares UERJ

Palavras-chave:

Machado de Assis, conto, sonata clássica.

Resumo

O artigo consiste na leitura do conto “Trio em lá menor”, de Machado de Assis, a partir das suas nítidas referências musicais. Ao contrário de outros textos do autor – “O machete”, “Cantiga de esponsais” ou “Um homem célebre” –, cuja música é quase exclusivamente tema, o “Trio em lá menor” resulta de uma interessante tentativa de sobreposição de formas artísticas onde a música, especialmente a forma sonata, exerce uma função estruturadora, de organização da narrativa, e não apenas de referencialidade temática.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Nogueira Soares, UERJ

Professor Adjunto de Literatura Brasileira no Instituto de Letras da UERJ e Doutor em Literatura Comparada também pela UERJ. Co-autor de “500 anos de ficção”, in: Brasiliana da Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro: Nova Frontei­ra, 2002), publicou, entre outros artigos, “Quincas Borba in A Estação”, in.: Portuguese Literary & Cultural Studies (Massachusetts, 2006).

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Soares, M. V. N. (2008). Literatura, música e o “Trio em lá menor”. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(23). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27892