Os Maias da TV Globo e a construção da personagem

Autores

  • Joana Duarte Bernardes Centro de Literatura Portuguesa / Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

Os Maias, adaptação, personagem, Afonso da Maia, Maria Eduarda.

Resumo

Na adaptação de uma obra literária ao cinema ou à televisão, há sempre algo que permanece imutável, transformando os limites de um desvio aceitável ou de uma subversão total em experiência dupla aos olhos de leitores e espectadores. No caso d’Os Maias, de Eça de Queirós, e sua adaptação por Maria Adelaide Amaral, o equilíbrio entre o respeito pelo romance e o ambiente televisivo leva à questão complexa do que é adaptar: passagem e fronteira, dívida e criação. O objectivo deste trabalho é explorar o encontro entre os princípios da adaptação e a construção da personagem. Ora, Afonso da Maia e Maria Eduarda encontram-se em posição privilegiada para dar conta do que pode ser considerado o ofício perfectivo mas nunca perfeito da adaptação.

Biografia do Autor

Joana Duarte Bernardes, Centro de Literatura Portuguesa / Universidade de Coimbra

Membro do Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Faculdade de Le­tras da Universidade de Coimbra (onde colabora no projecto «Figuras da Fic­ção»). Integra o grupo de trabalho da Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós , assim como faz parte da equipe da colecção Cânone . Foi bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e da Fundação Calouste Gulbenkian, além de bolsista de mérito da Universidade de Coimbra. Distinguida com os prémios «Feijó» (2003), «de Excelência Feijó» (2004), da «Fundação Engenheiro António José de Almeida» (2005) e «Jornadas do Mar» (2006), pela Escola Na-val/Marinha, tem colaborado na revista «Queirosiana. Estudos sobre Eça de Queirós e a sua geração» e na «Revista de História das Ideias».

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Bernardes, J. D. (2008). Os Maias da TV Globo e a construção da personagem. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(23). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27890