Considerações sobre a recepção da obra de Machado

Autores

  • Maria Antonieta Jordão de Oliveira Borba UERJ-CNPq

Palavras-chave:

recepção, interpretação, realismo, estética.

Resumo

Este ensaio constitui uma reflexão sobre a recepção da obra de Machado de Assis, considerando os pressupostos teóricos implicados nas interpretações produzidas. Serão discutidas concepções sobre o papel dos intelectuais e políticos brasileiros do final do século XIX, em contraste com aquele assumido por Machado, como autor de narrativas ficcionais. O ensaio aborda ainda questões de ordem estética, quando se faz uso da expressão “realismo” literário. Alguns artigos críticos serão comentados, à medida que permitirem discutir aspectos teóricos relativos às estratégias ficcionais da obra do escritor brasileiro.

Biografia do Autor

Maria Antonieta Jordão de Oliveira Borba, UERJ-CNPq

Professora Adjunta do Instituto de Letras da UERJ e Doutora em Ciência da Literatura pela UFRJ, com estágio de Pós-Doutorado no Departamento de Filosofia da PUC-RJ. Seu livro mais recente é Sentidos de Interpretação (edição do autor, 2006). Publicou também Teoria do efeito estético (Niterói: EdUFF, 2003) e Tópicos de teoria para a investigação do discurso literário (Rio de Janeiro: 7Letras, 2004).

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Borba, M. A. J. de O. (2008). Considerações sobre a recepção da obra de Machado. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(23). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27889