Alcibíades redivivo: interpretação e retrato
Palavras-chave:
interpretação, retrato, estética.Resumo
O texto apresenta uma interpretação do conto “Uma visita de Alcibíades”, de Machado de Assis. Considerando que a biografia de Alcibíades, elaborada por Plutarco, é a fonte de inspiração para o autor brasileiro, busca estabelecer as relações entre os textos e a visão do mundo que apresentam. Os dois autores são classificados como retratistas no contexto da cultura ocidental, por isso, o estudo contempla alguns aspectos relevantes que caracterizam essa atividade. Procura mostrar que o conto constitui um interessante retrato do grego Alcibíades e é representativo de uma das grandes tendências da estética machadiana que é o estudo de caracteres. Constata outrossim que o texto de Machado constitui uma interpretação daquele de Plutarco que, por sua vez, também é uma interpretação. E o tema central de ambos os retratos é a sedução exercida pela personagem, tendo em vista as diferentes implicações que semelhante caráter possui do ponto de vista ético.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.