Alcibíades redivivo: interpretação e retrato

Autores

  • Eunice Terezinha Piazza Gai UNISC

Palavras-chave:

interpretação, retrato, estética.

Resumo

O texto apresenta uma interpretação do conto “Uma visita de Alcibíades”, de Machado de Assis. Considerando que a biografia de Alcibíades, elaborada por Plutarco, é a fonte de inspiração para o autor brasileiro, busca estabelecer as relações entre os textos e a visão do mundo que apresentam. Os dois autores são classificados como retratistas no contexto da cultura ocidental, por isso, o estudo contempla alguns aspectos relevantes que caracterizam essa atividade. Procura mostrar que o conto constitui um interessante retrato do grego Alcibíades e é representativo de uma das grandes tendências da estética machadiana que é o estudo de caracteres. Constata outrossim que o texto de Machado constitui uma interpretação daquele de Plutarco que, por sua vez, também é uma interpretação. E o tema central de ambos os retratos é a sedução exercida pela personagem, tendo em vista as diferentes implicações que semelhante caráter possui do ponto de vista ético.

Biografia do Autor

Eunice Terezinha Piazza Gai, UNISC

Professora Titular da Universidade de Santa Cruz do Sul, Mestre em Letras pela UFRS (1986) e Doutora em Lingüística e Letras pela PUC-RS (1996). Publicou o ensaio Sob o Signo da Incerteza : o ceticismo em Montaigne, Cervantes e Machado de Assis (Santa Maria - RS: Editora da Universidade, 1997).

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Gai, E. T. P. (2008). Alcibíades redivivo: interpretação e retrato. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(23). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27888