Era no tempo de Napoleão

Autores

  • Silviano Santiago UFF

Palavras-chave:

Literatura Brasileira, Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas, O romance brasileiro no século.

Resumo

Leitura do capítulo XII, “Um episódio de 1814”, de Memórias póstumas de Brás Cubas. Procura-se mostrar como a combinação de duas fontes veladas - Stendhal, de Le rouge et le noir, e Manuel Antônio de Almeida, de Memórias de um sargento de Milícias - apontam para a instabilidade ideológica do texto. Ele oscila entre o tom nobre, que descreve a repercussão na capital da ex-colônia da queda de Napoleão, e o tom bandalho, que se diverte com a queda de Dona Eusébia no quintal.

Biografia do Autor

Silviano Santiago, UFF

Romancista, contista, poeta, crítico literário e professor, nasceu em Formiga (MG) e atualmente mora no Rio de Janeiro (RJ). Três vezes vencedor do Prêmio Jabuti, é autor de livros importantes como Em liberdade , considerado um dos dez melhores romances brasileiros dos últimos 30 anos, e Stella Manhattan , ambos temas constantes em teses de mestrado e doutorado nas universidades brasileiras, latino-americanas e norte-americanas. É também autor de Uma história de família , Viagem ao México , De cócoras , O falso mentiroso e Keith Jarrett no Blue Note . Entre os seus livros de ensaio, destacam-se Uma literatura nos trópicos , Nas malhas da letra e o recente O cosmopolitismo do pobre . Silviano é graduado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Mi­nas Gerais, doutor pela Universidade de Paris – Sorbonne. Lecionou em Yale, Stanford, Texas, Indiana e Toronto. Vários dos seus livros encontram-se tra­duzidos.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Santiago, S. (2008). Era no tempo de Napoleão. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(23). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27885