Inversão locativa e sintaxe de concordância no português brasileiro

Autores

  • Juanito Ornelas de Avelar UNICAMP

Palavras-chave:

locativos preposicionados, concordância posição de sujeito, Caso, Programa Minimalista.

Resumo

Adotando pressupostos do Programa Minimalista (CHOMSKY 2000, 2001), este trabalho explora a hipótese de que o português brasileiro apresenta um padrão de inversão locativa em que constituintes preposicionados são realizados na posição sintática do sujeito. Algumas particularidades associadas a esses padrões serão analisadas como resultantes de propriedades da concordância sujeito-verbo, em contraste com o português europeu.

Biografia do Autor

Juanito Ornelas de Avelar, UNICAMP

Professor Doutor do Departamento de Linguística da Universidade Estadual de Campinas. Suas pesquisas são voltadas à sintaxe do português brasileiro, dentro da versão minimalista da Teoria de Princípios e Parâmetros. Recentemente, publicou o livro Ter, Ser e Estar – Dinâmicas Morfossintáticas no Português Brasileiro e o artigo On the emergence of ‘ter' as an existential verb in Brazilian Portuguese , ambos sobre propriedades das sentenças possessivo-existenciais.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

Avelar, J. O. de. (2009). Inversão locativa e sintaxe de concordância no português brasileiro. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 16(24). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27805

Edição

Seção

Estudos Linguísticos