A alternância causativo-ergativa no português brasileiro

Autores

  • Larissa Ciríaco UFMG
  • Márcia Cançado UFMG

Palavras-chave:

propriedades semânticas, papéis temáticos, restrições.

Resumo

Partindo dos trabalhos de Whitaker-Franchi (1989) e Levin e Rappaport-Hovav (1995), reformulamos as restrições para a alternância causativo-ergativa no português brasileiro em termos de propriedades semânticas que compõem os papéis temáticos. Como contribuição, oferecemos uma análise refinada da rede temática dos verbos causativos alternantes e uma especificação da propriedade de ser o desencadeador de um processo, usando como base Cançado (2005).

Biografia do Autor

Larissa Ciríaco, UFMG

Doutoranda pelo programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais e interessa-se pela interface entre sintaxe e semântica lexical. Concluiu o mestrado (2007) em Estudos Linguísticos pela mesma universidade e, em sua área de atuação, publicou dois artigos, um sobre verbos inacusativos e inergativos e outro sobre transitividade, dentre outras produções. Para o desenvolvimento do presente artigo, a autora agradece o apoio financeiro da Capes (bolsa de mestrado) e do CNPq (bolsa de doutorado).

Márcia Cançado, UFMG

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e fez pós-doutoramento no Departamento de Linguística de Rutgers University (EUA, 2001/2002). É professora Associada II da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e bolsista PQ do CNPq. Desenvolve pesquisa na interface sintaxe/ semântica lexical, tendo publicado, sobre o tema, livro, capítulos de livros, artigos em periódicos nacionais e internacionais de linguística, e tendo orientado dissertações e teses na área.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

Ciríaco, L., & Cançado, M. (2009). A alternância causativo-ergativa no português brasileiro. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 16(24). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27804

Edição

Seção

Estudos Linguísticos