Componentes universais da interrogação: uma introdução funcional à Teoria da Otimidade

Autores

  • Sérgio de Moura Menuzzi UFRGS
  • Gabriel de Ávila Othero PUCRS

Palavras-chave:

teoria da otimidade, sintaxe, sentenças, interrogativas

Resumo

Neste artigo, procuramos ilustrar o poder descritivo e explanatório de duas principais idéias da Teoria da Otimidade: (i) a idéia de que pode haver conflito entre restrições gramaticais; e (ii) a de que esses conflitos são resolvidos pelo ranqueamento de restrições. Discutimos, para isso, vários dos padrões de sentenças interrogativas encontrados nas línguas e sumariados em ACKEMA & NEELEMAN (1998). Nossa análise difere, entretanto, da oferecida por esses autores pelo fato de que procuramos conceber as restrições gramaticais atuantes na interrogação como tendo um cunho essencialmente “funcional” e adaptativo. Especificamente, são três as condições funcionais que propomos: a) Economia em alterações da ordem canônica, b) Marcação Morfológica para estruturas não canônicas e c) Focalização de material saliente discursivamente. Na visão que aqui apresentamos, uma gramática é um “sistema de otimização” em dois sentidos: (i) suas condições são codificações de demandas funcionais sobre a forma das sentenças; e (ii) a interação entre essas demandas deve incluir um modo de resolver os eventuais conflitos entre elas.

Biografia do Autor

Sérgio de Moura Menuzzi, UFRGS

Formado em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; é Mestre em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; e Doutor em Linguística pela Universidade de Leiden (Holanda).

Gabriel de Ávila Othero, PUCRS

Formado em Letras Português/Inglês e Letras Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; é Especialista em Estruturas da Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA; Mestre em Letras, área de Linguística Aplicada e doutorando em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Downloads

Como Citar

Menuzzi, S. de M., & Othero, G. de Ávila. (2009). Componentes universais da interrogação: uma introdução funcional à Teoria da Otimidade. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 16(24). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27803

Edição

Seção

Estudos Linguísticos