O estatuto da Linguística de corpus: metodologia ou área da Linguística?

Autores

  • Tania M.G. Shepherd UERJ/FAPERJ/CNPq

Palavras-chave:

Linguística de corpus, abordagem dirigida pelo corpus, abordagem baseada em corpus.

Resumo

Este trabalho problematiza a pesquisa linguística a partir de corpora digitais, à luz de questionamentos sobre o papel do que se convencionou chamar Linguística de Corpus (doravante LC). Assim, o artigo inicia com discussão sobre o estatuto da LC: se a LC pode ser considerada um ramo da Linguística ou se é uma mera metodologia que lança mão do computador na investigação de fenômenos linguísticos. Sem favorecer uma ou outra posição, em um segundo estágio o trabalho apresenta exemplos práticos de abordagem indutiva e dedutiva em recentes pesquisas realizadas no âmbito dos estudos de inglês como língua estrangeira em corpora de aprendiz brasileiro. O artigo sugere que o status de ´ramo da linguística´ ou ‘metodologia de tratamento de dados’ pode ser estabelecido ao se decidir o ponto de entrada em dados oriundos de textos eletrônicos. Qualquer que ele seja, os resultados obtidos fazem importantes contribuições para o modo que são vistos os fenômenos linguísticos.

Biografia do Autor

Tania M.G. Shepherd, UERJ/FAPERJ/CNPq

Professora adjunta de língua inglesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde atua como coordenadora de língua inglesa e leciona na gradução e no Mestrado em Linguística. Pesquisadora do Programa Prociencia (UERJ/FAPERJ) desde 2003, e do CNPq desde março de 2009, a professora é vice-coordenadora do GrPesq de Linguística de Corpus do CNPq, coordenado pelo Professor Tony Berber Sardinha. Sob a supervisão deste último, e comoresultado de seu pós-doutoramento, a professora está desenvolvendo ferramenta online para correção automática de erros em lingua inglesa. Publica sobre a interface dos estudos da linguagem e tecnologia.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

Shepherd, T. M. (2009). O estatuto da Linguística de corpus: metodologia ou área da Linguística?. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 16(24). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27801

Edição

Seção

Estudos Linguísticos