Modelos formais de gramática: o Programa Minimalista vs. gramáticas baseadas em restrições – HPSG e LFG

Autores

  • Érica dos S. Rodrigues PUC- RJ
  • Marina R. A. Augusto UERJ

Palavras-chave:

modelos formais, minimalismo, LFG, HDPS

Resumo

Este artigo apresenta alguns dos principais modelos formais mais discutidos e adotados na presente década. O Minimalismo, versão atual do gerativismo chomskyano, a Lexical Functional Grammar e a Head-Driven Phrase Structure Grammar são os modelos abordados. A comparação entre os objetivos de cada modelo, aspectos de sua formalização e alcance de aplicabilidade permite esboçar as principais tendências dos estudos formais no quadro dos estudos linguísticos.

Biografia do Autor

Érica dos S. Rodrigues, PUC- RJ

Possui mestrado e doutorado em Letras, na área de Psicolinguística, pela PUC-Rio. Sua tese de doutorado, defendida em 2006, explora o processamento da concordância de número entre sujeito e verbo na produção de sentenças, sob uma perspectiva que busca integrar Psicolingüística e Teoria Linguística de orientação gerativista. Atualmente é professora do Departamento de Letras da PUC-Rio e faz parte do grupo de pesquisa do Laboratório de Psicolingüística e Aquisição da Linguagem (LAPAL). Desenvolve pesquisas na área de Psicolingüística, com ênfase em questões relativas a processamento de sentenças em adultos.

Marina R. A. Augusto, UERJ

Possui mestrado e doutorado em Linguística, na área de sintaxe gerativa, pela Unicamp. Atualmente é professora adjunto do Departamento de Estudos da Linguagem do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Integra o grupo de pesquisa do Laboratório de Psicolingüística e Aquisição da Linguagem (LAPAL), desenvolvendo pesquisas em aquisição da linguagem e processamento lingüístico.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

Rodrigues, Érica dos S., & Augusto, M. R. A. (2009). Modelos formais de gramática: o Programa Minimalista vs. gramáticas baseadas em restrições – HPSG e LFG. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 16(24). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27800

Edição

Seção

Estudos Linguísticos