Introdução à Linguística Cognitiva

Autores

  • Valeria Coelho Chiavegatto Universidade Gama Filho

Palavras-chave:

linguística cognitiva, cognição, linguagem, interação, processos cognitivos.

Resumo

Abordagem dos principais caminhos de desenvolvimento da linguística cognitiva, apresentando alguns dos princípios que interligam cognição, linguagem e interação nos enunciados linguísticos, apresentando alguns dos procedimentos descritivos que permitem aos analistas explicarem como as formas linguísticas e discursivas estão calcadas em processos cognitivos amplos e gerais dos quais a linguagem faz parte, como instrumento de expressão e compartilhamento de conhecimentos entre os homens.

Biografia do Autor

Valeria Coelho Chiavegatto, Universidade Gama Filho

Doutora em Linguística e Filologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1993 e aposentou-se como Professora Adjunta do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde atuou no Departamento de Estudos da Linguagem e na Pós-Graduação em Letras, desenvolvendo pesquisas na abordagem sócio-cognitiva da linguagem. Atualmente é Professora Adjunta em Letras da Universidade Gama Filho.

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

Chiavegatto, V. C. (2009). Introdução à Linguística Cognitiva. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 16(24). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27797

Edição

Seção

Estudos Linguísticos