Intimidade sem sujeito: Ana C. e a desmontagem do diário e da carta

Autores

  • Annita Costa Malufe UNICAMP

Palavras-chave:

poesia brasileira contemporânea, Ana Cristina Cesar, gêneros da intimidade, desconstrução do sujeito.

Resumo

O artigo analisa a construção da intimidade na poesia da carioca Ana Cristina Cesar. O objetivo é mostrar que a poeta cria, a partir de seus singulares procedimentos de linguagem, um tipo de intimidade impessoal, que viria na contraposição à ideia de uma expressão subjetiva. Trata-se de um importante deslocamento de sua obra em relação a seus colegas de geração e o tipo de literatura que era por eles defendida, naquela que ficou conhecida como poesia marginal dos anos 70. Como veremos, a intimidade daquele que escreve, segundo Ana C., não encontraria na literatura um sentido comunicável, sendo a intimidade do texto um efeito de leitura, a ser construído e criado por procedimentos de linguagem. De modo que sua poesia vai se construindo cada vez mais como um lugar de indecisão e abertura do sentido, em que a escrita dos gêneros supostamente íntimos – e o clichê destes gêneros portanto – sofre uma desmontagem cada vez mais radical.

Biografia do Autor

Annita Costa Malufe, UNICAMP

Doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp, com a tese “Poéticas da imanência: Ana Cristina Cesar e Marcos Siscar” (2008). Estuda a poesia de Ana C. desde o mestrado, publicado sob o título: Territórios dispersos: a poética de Ana Cristina Cesar (Ed. Annabume/ Fapesp, 2006). É autora dos livros de poemas Como se caísse devagar (Ed. 34, 2008), contemplado pelo PAC, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Nesta cidade e abaixo de teus olhos (Ed. 7Letras, 2007) e Fundos para dias de chuva (Ed. 7Letras, 2004).

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

Malufe, A. C. (2009). Intimidade sem sujeito: Ana C. e a desmontagem do diário e da carta. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 16(25). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27784

Edição

Seção

Estudos Literários